Macaquinha que levou tiro de chumbinho no RJ morre durante cirurgia

Por Redação, com g1 22/09/2025 10h10
Por Redação, com g1 22/09/2025 10h10
Macaquinha que levou tiro de chumbinho no RJ morre durante cirurgia
Animal morreu durante cirurgia - Foto: Reprodução

A fêmea de macaco-prego encontrada baleada na semana passada não resistiu e morreu neste domingo (21).

Segundo o Instituto Vida Livre, que resgatou o animal e o batizou de Maria, ela foi atingida por um tiro de chumbinho no ombro. A macaquinha, que estava sem o movimento das patas traseiras, morreu durante a cirurgia para remover o projétil.

Relembre o caso

Maria foi encontrada ferida na Rua Piratininga, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, na última terça-feira (9).

Após o resgate, a macaca foi levada ao Instituto Vida Livre, onde recebeu os primeiros socorros e passou por exames iniciais. Lá, constataram que ela estava paraplégica.

Veterinários do instituto explicaram que havia esperança de recuperação. Segundo eles, a bala poderia estar comprimindo um nervo, e existia a possibilidade de que, após a cirurgia, a macaca voltasse a se movimentar. Ainda não se sabe em que circunstâncias o disparo ocorreu.

“Eu espero que a vida dela e toda essa história sejam um motor de transformação da nossa legislação e da percepção das pessoas sobre o privilégio que a gente tem em poder conviver ainda com animais silvestres no nosso país”, disse Roched Seba, representante do Instituto Vida Livre. “Eu tenho certeza de que uma cidade mais gentil com seus bichos é mais gentil com suas pessoas.”

O instituto acionou o Ibama e a Polícia Civil. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) informou que, após tomar conhecimento do caso, a especializada instaurou um procedimento para apurar os fatos.