Samu socorre vítima de colisão entre carro e moto na Barra de Santo Antônio

Por Redação, com Ascom Samu 22/09/2025 11h11
Por Redação, com Ascom Samu 22/09/2025 11h11
Samu socorre vítima de colisão entre carro e moto na Barra de Santo Antônio
Equipe do Samu em ação - Foto: Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 socorreu uma adolescente de 15 anos, vítima de colisão entre carro e moto ocorrida nesse domingo (21), na AL-101 Norte, no município de Barra de Santo Antônio, próximo ao Mirante da Praia de Carro Quebrado.

A jovem – que era passageira da moto e não usava capacete – foi inicialmente atendida por uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB), mas, diante da gravidade do quadro clínico, com comprometimento respiratório e hemorragia, foi acionada imediatamente uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel) para interceptação no percurso.

O médico Ewerton Soares, que acompanhou o caso, realizou intubação orotraqueal e aspiração de secreção da via aérea, mantendo os procedimentos durante o transporte. “Foi um caso extremamente delicado. A paciente estava em risco iminente de parada cardiorrespiratória. A intubação precoce e a estabilização no local foram fundamentais para garantir sua chegada viva ao hospital”, afirmou o médico.

Após estabilização, a adolescente foi encaminhada à área vermelha do Hospital Geral do Estado (HGE), com sinais vitais controlados. O sucesso do atendimento contou com a atuação estratégica da Central de Regulação das Urgências (CRU), que coordenou o acionamento das equipes em tempo real.

Para a coordenadora geral do Samu em Alagoas, Beatriz Santana, o caso reforça a importância da agilidade e da qualificação técnica das equipes. “Salvamos vidas todos os dias, mas casos como esse, envolvendo adolescentes, exigem cuidados redobrados. São pacientes com anatomia e fisiologia específicas, que demandam protocolos diferenciados. Nossa equipe agiu com precisão e humanidade”, destacou.

Beatriz também alertou para o aumento de acidentes nos finais de semana: “Percebemos um pico de ocorrências entre sextas e domingos, principalmente em rodovias. Muitos desses acidentes são evitáveis”.

No primeiro semestre deste ano, o Samu registrou 3.834 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, um número alto que reforça a necessidade de conscientização dos motoristas, principalmente nas rodovias.