A leitura no Brasil de hoje: os PDFs como oportunidade literária em sala de aula
Em meio a uma crise literária no Brasil, livros digitais são a solução. Entenda como o Smallpdf pode ajudar professores a incentivar a leitura na sala de aula.

No Brasil o analfabetismo é combatido há anos. Programas e projetos diversos têm sido criados com o intuito de contribuir para que mais pessoas ainda consigam ler e escrever. Mesmo assim, segundo o IBGE, o Brasil possui 9 milhões de analfabetos. Acredita-se que a melhor forma de se alfabetizar seja, inclusive, através da leitura.
Diante desse problema professores e pais têm tentado ser criativos. Eles se engajam em leituras dentro e usam ferramentas digitais que podem ajudá-los. Hoje, com avanços tecnológicos é possível ter auxílio na hora de incentivar a leitura, além disso, contribuem tornando os livros mais acessíveis para muitos.
O cenário da leitura no Brasil
Infelizmente o Brasil é um país com baixo índice de leitura. Em 2024 o Senado Federal divulgou que, pela primeira vez, a proporção de não-leitores, que chega a 53%, superou a de leitores, que era de 47% no país.
O preço dos livros no Brasil, mesmo com isenção de impostos, ainda é visto como uma barreira. Em 2023, uma pesquisa da Nielsen BookData a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) revelou que, entre os brasileiros que não adquiriram nenhum livro nos últimos 12 meses, 35% reclamaram do preço.
Por outro lado, a tecnologia tem atuado para simplificar o acesso a textos, artigos e livros. Equipamentos como bibliotecas virtuais e Kindles permitem a leitura digital. Além disso, ferramentas de edição e scanners também contribuem para que os e-books possam ser criados.
Como a escola influencia nesse hábito
O papel dos professores em despertar interesse é indispensável. Não obrigando a leitura e empurrando livros ou contos para os alunos, mas mostrando o universo dos livros. Há histórias de todos os gêneros, para todos os gostos.
Muitos estudantes encaram de frente o desafio de ler um clássico, como Machado de Assis. Estudos recentes apontam, de forma geral, uma recusa, por parte dos jovens estudantes, dos clássicos da literatura. Isso pode parecer terrível, mas para contornar a situação o professor pode mostrar outros tipos de leituras, mais fluidas e interessantes para esse público.
Apesar disso, o problema mais enfrentado nesse contexto por professores é na hora de disponibilizar livros e documentos para a leitura em PDF para os seus alunos. Esse acaba sendo o melhor formato possível para uma digitalização, além de permitir que cada aluno leia no seu celular e levem o livro para a casa sem dificuldades.
Smallpdf: a ferramenta que facilita tudo
A disseminação dos livros se dá quando eles são disponibilizados em formatos digitais. Nessas ocasiões se torna possível compartilhar os arquivos por mensagem, e-mail ou deixá-lo guardado na nuvem. Muitos ainda aproveitam o formato para upar o documento em uma biblioteca virtual, dando mais acesso ainda para a população.
Geralmente, os livros são distribuídos em formato PDF e, para a sala de aula, esse também é o melhor formato. No entanto, muitos professores não possuem nada além de um volume único do livro.
Nessa situação, a tecnologia surge como uma salvadora. Por meio de um software é possível converter JPG para PDF em apenas um clique. Desse modo, você pode tirar fotos do livro e reuni-las depois em um único documento, gerando o seu próprio livro digital pronto para a distribuição em sala de aula.
Como usar o Smallpdf para converter seus arquivos
Antes de mais nada, é preciso que você já tenha os arquivos em JPG. Para isso, basta tirar fotos com o seu celular mesmo do documento que quer divulgar para os seus alunos, seja uma revista, livro ou outro qualquer. Certifique-se de que as fotos estão claras e nítidas para que seja possível realizar a leitura no arquivo PDF. Depois disso, é só seguir o passo a passo abaixo.
1. Abra o site oficial e vá até a área de conversão de JPG para PDF

O primeiro passo é acessar o site oficial do Smallpdf , em seguida vá em Ferramentas > Converter para PDF > JPG para PDF. Assim, você irá entrar na aba responsável por realizar essas conversões.
2. Selecione as imagens que deseja

Escolher quais imagens você quer converter é a principal etapa. Lembre-se que as imagens precisam ser nítidas para que todos os alunos possam ler. Para upar na plataforma do Smallpdf basta acessar sua nuvem, memória interna ou até mesmo arrastar os arquivos para área amarela.
3. Defina as configurações

Quando o seu PDF for gerado, você poderá editá-lo escolhendo diversos aspectos, como se o formato vai ser paisagem, qual vai ser o tamanho das margens e alguns outros detalhes. Se você conferir tudo e estiver satisfeito com o resultado, basta clicar em Terminar.
4. Renomeie e compartilhe

O seu documento PDF será gerado finalmente e você já poderá mudar seu nome e compartilhá-lo. Essa função do Smallpdf torna muito mais simples compartilhar o livro digitalizado diretamente com seus alunos.
Importância de ferramentas como o Smallpdf na sala de aula
Sem dúvidas, o Smallpdf atende as necessidades dos professores na hora de digitalizar livros e documentos com agilidade, rapidez e sem precisar de máquinas ou ferramentas complexas. No entanto, ele possui inúmeras outras funções dentro da sala de aula.
Através da plataforma é possível aproveitar para digitalizar todo tipo de documento convertendo para o PDF, desde imagens até arquivos em Word. É possível ainda proteger PDFs com senha, no caso de documentos de provas ou compactar PDFs para enviar no WhatsApp.
Dessa forma, esse software contribui ativamente facilitando a vida dos professores que precisam buscar cada vez novas formas de difundir a leitura. Ele também ajuda alunos com organização de materiais, professores com envio rápido de atividades e famílias com acesso remoto.
Leitura digital e novos formatos
Há um evidente crescimento dos e-books no Brasil. O CNN já informou que o número de livros eletrônicos vendidos no Brasil cresceu 83% enquanto a venda de livros tradicionais caiu 18% só em 2020. Em 2024 o mercado de livros digitais cresceu 21,6%, mostrando que os valores seguem aumentando.
O acesso a livros é muito facilitado quando eles são um arquivo em PDF digital. Isso porque fica mais simples de divulgar, compartilhar e até mesmo adquirir. Além disso, considerando que todos hoje em dia andam com seus celulares em mãos, livros em PDF tornam mais fácil ler em todo e qualquer lugar.
Acredita-se que, com o passar do tempo, mais pessoas passarão a ter acesso a livros digitais. Inclusive, se os professores começarem uma luta para disponibilizar cada vez mais documentos para leitura dos seus estudantes, isso vai acontecer antes do que se imagina.
Últimas Notícias

Por ciúmes, homem agride companheira com facão e foge, em Arapiraca

Homem é preso após agredir e enforcar a esposa, em Arapiraca

Identificado homem assassinado a tiros em Feira Grande

Homem com tatuagem na perna tenta invadir casa, mas foge após proprietária gritar por ajuda, em Arapiraca
Dupla é presa em flagrante por furto de suporte de bicicletas na ciclovia do trabalhador em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
