Alvo de operação, suspeito de matar Mãe Bernadete é preso após fazer família refém na Bahia

Por Redação, com Correio 24 Horas 12/09/2025 20h08
Por Redação, com Correio 24 Horas 12/09/2025 20h08
Alvo de operação, suspeito de matar Mãe Bernadete é preso após fazer família refém na Bahia
Mãe Bernardete - Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (12) um dos suspeitos de participar da morte de Mãe Bernardete em agosto de 2023, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O homem era procurado por homicídio, tráfico de drogas e roubos.

Ao ser cercado por policiais, ele se trancou em casa, no Núcleo Habitacional Rubens Costa, em Simões Filho, e fez dois filhos e a mulher como reféns. 

Equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Coordenação de Operações e Recursos Especia (Core) isolaram a região e negociaram para que ele se entregasse e fosse preso, o que aconteceu pouco antes das 8h. Ele é considerado um dos homens mais procurados da Bahia. 

Além de prender o criminoso, a polícia apreendeu no local uma pistola calibre 9mm, de fabricação turca, com numeração raspada. 

Em 2024, o homem também passou a integrar o Baralho do Crime, ferramenta da Secretaria de Segurança Pública que reúne os criminosos mais procurados da Bahia. Ele aparece na carta de número nove de Ouros. 

Com dois mandados de prisão em aberto por homicídio e roubo, ele é apontado como um dos executores imediatos do assassinato de Mãe Bernadete. De acordo com a denúncia, a líder quilombola se tornou alvo porque sua atuação em defesa da comunidade quilombola e contra a expansão do tráfico de drogas entrava em choque direto com os interesses da facção que atuava na região. 

A ordem para matá-la teria sido dada por lideranças do grupo criminoso, após perceberem que a presença de Bernadete era um obstáculo para a instalação de pontos de venda de entorpecentes e outros negócios ilegais na barragem de Pitanga dos Palmares, área de preservação ambiental.

O inquérito apontou seis pessoas como responsáveis pelo crime. Cinco delas já foram presas, enquanto agentes seguem em busca do último suspeito, identificado como “Maquinista”, que continua foragido.

Além de ser acusado de envolvimento na morte de Mãe Bernadete, o homem preso também responde por suspeita de integrar um grupo criminoso em Simões Filho e cidades próximas, com atuação em tráfico, roubos e homicídios. Ele foi levado ao Denarc, passou por exames de praxe e segue custodiado, à disposição da Justiça.