Vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos é ampliada até dezembro

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça que a vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos foi ampliada pelo Ministério da Saúde (MS) até dezembro deste ano. É a primeira vez que essa faixa etária passa a ter acesso à vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de alcançar os jovens que perderam a imunização na idade recomendada, que é de 9 a 14 anos.
A vacinação está sendo oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos os municípios de Alagoas. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é alcançar cerca de 7 milhões de pessoas em todo o Brasil. Campanhas como essa buscam assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados contra o HPV, o que vai proporcionar um futuro mais saudável para as próximas gerações.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a vacinação é crucial para a prevenção de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.
“A vacina contra o HPV é segura é fundamental para que nossos jovens fiquem protegidos. Estamos atuando em conjunto com os 102 para que possamos vacinar o maior número de adolescentes possível, garantindo assim mais qualidade de vida para nosso povo”, frisou.
O esquema vacinal contra o HPV passou por uma mudança no Brasil, que adotou desde 2024 a dose única do imunizante contra o vírus para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
A nova orientação substituiu o modelo anterior de duas aplicações e simplificou o acesso à proteção. Já para pessoas imunocomprometidas, pacientes oncológicos e transplantados, usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos, o esquema permanece em três doses.
Últimas Notícias

Vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos é ampliada até dezembro

Polícia Civil de Alagoas cumpre mandado de prisão contra acusado de homicídio em São Paulo

Saiba quem era mulher morta por falsos entregadores

Polícia esclarece homicídio ligado ao tráfico com prova balística no Sertão alagoano

Jogadores do Londrina denunciam oferta de R$ 15 mil por cartão; MP faz operação
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração de equipamentos no IFAL
