Polícia Científica atua para identificar ossada humana encontrada em São Miguel dos Milagres

A Polícia Científica confirmou que iniciará nesta quarta-feira (10) o protocolo de identificação da ossada humana encontrada em avançado estágio de esqueletização, na praia de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, litoral norte de Alagoas.
A descoberta feita por moradores da região ocorreu após a recente alta da maré expor os restos mortais em uma área de restinga na beira-mar.
O perito criminal Everton Pinheiro, do Instituto de Criminalística de Maceió, foi o responsável pela perícia no local. Ele destacou a necessidade de remover a ossada antes da chegada da equipe do Corpo de Bombeiros Militar, a fim de evitar a perda de partes da ossada devido ao risco iminente da maré alta.
“Do crânio, por exemplo, só foi possível recuperar apenas uma parte da arcada dentária, devido à delicadeza e à complexidade do trabalho no local. Pela destruição dos tecidos moles, não foi possível identificar lesões que confirmassem a causa da morte, entretanto há possibilidade de identificação pelo DNA”, explicou o perito criminal.
James Pinheiro confirmou ainda que no local do achado foram recolhidas duas peças de vestuário que podem ser cruciais para as investigações: uma bermuda jeans com a etiqueta “Original Premium” e uma cueca vermelha da marca Calvin Klein. As vestes sugerem que a vítima seja do sexo masculino e podem nortear as investigações e auxiliar na identificação da pessoa.
Após a perícia no local, a ossada foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, onde passará por um exame de antropologia forense. O perito médico-legista Luiz Mansur, chefe administrativo do IML, explicou quais serão as medidas adotadas pelo órgão para tentar identificar a causa da morte e a identidade da vítima.
“No exame de antropologia forense, realizamos uma análise detalhada das ossadas humanas com o objetivo de estabelecer o perfil bioantropológico da vítima. A partir desse estudo, conseguimos determinar características como sexo, idade aproximada, estatura e ancestralidade, informações fundamentais para auxiliar na identificação do indivíduo”, explicou Mansur.
Como foi encontrada apenas parte da arcada dentária, a equipe do IML avaliará a possibilidade de identificação por meio do exame odontolegal. No entanto, havendo essa possibilidade, o exame só poderá ser realizado se a família apresentar alguma documentação odontológica da vítima, caso não seja possível, será coletada uma amostra de fragmento ósseo para o Exame de DNA.
A perita criminal Barbara Fonseca, chefe do Laboratório de Genética Forense, informou que, em um primeiro momento, o material genético obtido será cruzado com o DNA de familiares dos quatro jovens que continuam desaparecidos na região da Costa dos Corais.
Em caso de resultado negativo, o material será inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) para ser cruzado com as informações da rede integrada dos bancos estaduais.
A Polícia Cientifica orienta que, caso alguém reconheça as vestimentas encontradas pela perícia e tenha um familiar desaparecido na região que ainda não foi denunciada, procure a delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. Em seguida, um familiar de primeiro grau deverá comparecer ao IML para fornecer material genético, possibilitando o confronto de DNA.
Últimas Notícias

Fux cita incompetência absoluta do STF e vota para anular ação contra réus por tentativa de golpe

PM desarticula laboratório de drogas e localiza plantio de maconha na Barra Nova, em Marechal

Câmara aprova urgência de projeto relatado por Alfredo Gaspar que endurece regras da audiência de custódia

Luciano Barbosa assina licitação para construção do Teatro Municipal de Arapiraca

VÍDEO: Dois homens ficam presos em mangue durante perseguição policial em Olinda
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

27ª edição Raízes de Arapiraca
