Arapiraca celebra 203 anos de Independência do Brasil com solenidades e desfile cívico-militar

Por Redação 07/09/2025 15h03 - Atualizado em 07/09/2025 15h03
Por Redação 07/09/2025 15h03 Atualizado em 07/09/2025 15h03
Arapiraca celebra 203 anos de Independência do Brasil com solenidades e desfile cívico-militar
Desfile cívico-militar em Arapiraca - Foto: Gustavo Santos

Neste domingo, 7 de setembro, está sendo comemorada a independência do Brasil. Em Arapiraca, o destaque do dia foi o tradicional desfile cívico-militar. 

A manhã começou com o hasteamento das bandeiras de Arapiraca, de Alagoas e do Brasil no pátio da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. 

Orquestrada pela Banda da Polícia Militar, a cerimônia contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa e do deputado federal Daniel Barbosa. 

Logo em seguida, a missa de ação de graças foi celebrada pelo bispo Dom Valdemir Ferreira dos Santos com a presença de alunos da rede municipal. Ao término da missa, o prefeito realizou a revista das tropas na Avenida Rio Branco, onde acompanhou o desfile cívico-militar. 

O tenente-coronel Luciano Felizardo, comandante do CPM Interior, falou sobre a participação dos estudantes do Colégio Tiradentes no desfile.

"Os nossos estudantes tem um compromisso, não só com a educação, mas também com a civilidade, com os bons costumes, com a probidade. Ao participarem desse desfile, eles colocam para fora, externam todo o amor que eles têm desenvolvido, têm aprendido".

Luciano Barbosa destacou a importância da data. "Hoje, como 7 de setembro, a gente vem aqui para essa comemoração. Isso não pode ser esquecido, isso tem que servir para reflexão do povo brasileiro. Ter orgulho do seu passado, lutar pelo seu presente para continuar fazendo esse Brasil que nós queremos e apontar para o futuro promissor, para as novas gerações", disse.

"Além de ser um momento histórico, é um momento de aprendizado para todos nós", complementou Daniel Barbosa.