Arapiraca é destaque no 1° Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo em João Pessoa

Por Assessoria 18/08/2025 17h05
Por Assessoria 18/08/2025 17h05
Arapiraca é destaque no 1° Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo em João Pessoa
Arapiraca é destaque - Foto: Assessoria





O município de Arapiraca recebeu, nesta segunda-feira (18), na cidade de João Pessoa, na Paraíba, a certificação pela Arbor Day Foundation e Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 34 cidades mais arborizadas do Brasil.

O prefeito Luciano Barbosa foi homenageado com a certificação durante a abertura do 1º Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo (SCBAM), que foi aberto oficialmente no Hotel Manaíra, em João Pessoa.

A presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Ana Lúcia Patriota Feliciano e o coordenador do Programa TCOW/Brasil, Sérgio Chaves, entregaram o certificado ao prefeito Luciano Barbosa, que estava acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Wanderley; de Governo, Yale Fernandes, e de Articulação Política, Rosa Lira.

O 1º Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo (SCBAM) contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, entre outros gestores públicos de 34 cidades brasileiras integrantes do programa Tree Cities of the World, além de representantes do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal/Arapiraca), outras instituições públicas e particulares de ensino superior, técnicos, graduandos e pós-graduandos que desenvolvem pesquisas sobre arborização urbana em diferentes regiões do país.

Arapiraca está entre as 34 cidades brasileiras reconhecidas pela Arbor Day Foundation (EUA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) por seu compromisso em assegurar que os seus mananciais e árvores urbanas sejam mantidos e gerenciadas de forma sustentável.

Desde a criação do Viveiro Municipal, em 2021, o município de Arapiraca já plantou maus de 50 mil árvores, além de promover cursos e encontros de educação ambiental nas escolas, creches e outras instituições municipais.

Por conta disso, além de receber a certificação Tree Cities e o título de Cidade Verde, Arapiraca sediou em maio deste ano o 11° Encontro Nordestino de Arborização Urbana, como reconhecimento ao trabalho em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.