Hospital de Emergência do Agreste promove no sábado o I Simpósio de Psicologia Hospitalar

Por Assessoria 29/07/2025 19h07
Por Assessoria 29/07/2025 19h07
Hospital de Emergência do Agreste promove no sábado o I Simpósio de Psicologia Hospitalar
Hospital de Emergência do Agreste - Foto: Reprodução

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) realiza, no próximo dia 2 de agosto, o I Simpósio de Psicologia Hospitalar. O evento acontece no auditório do Cesmac Arapiraca, a partir das 8h. Com o tema “Atuação em Psicologia Hospitalar: Desafios e Possibilidades na Ética do Cuidado”, o simpósio reunirá profissionais, estudantes e instituições em torno de um debate necessário sobre o cuidado psicológico no ambiente hospitalar.

Organizado pelo Serviço de Psicologia, o simpósio será promovido em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto. Na programação constam mesas redondas temáticas e palestras abordando desde práticas de acolhimento até a atuação diante de casos de violência.

A diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, destaca a importância da psicologia na construção de vínculos e na sustentação do cuidado em momentos de alta complexidade. “Discutir ética e cuidado é discutir o que nos move dentro da unidade hospitalar, e este evento tem o propósito de fortalecer a atuação da psicologia como parte essencial do cuidado em saúde, sem perder de vista o que é humano em cada atendimento”, afirmou.

Programação

A primeira mesa, mediada pela psicóloga Morgana Lúcio Maturano, terá como tema “Teoria e Prática da Psicologia da Saúde e Hospitalar: Desafios e Possibilidades de Intervenções”, com a psicóloga Fernanda Cristina Nunes Simião. Já a segunda terá como tema “O Papel do Psicólogo no Contexto Hospitalar Humanizado”, com a psicóloga Emylia Anna Ferreira Gomes.

A segunda mesa, sob a mediação da psicóloga Maria Carolina Simões Lessa Barros, trará os temas “Acolhimento e Intervenções Psicológicas no HEA”, com a psicóloga Emanuela Barbosa Ferro Sales, e “A Ética do Cuidado e o Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência”, com a psicóloga Roberta Cavalcante da Silva.

Encerrando o simpósio, as psicólogas Liliana de Sena Lúcio e Morgana Maturano apresentarão a palestra “63 Anos de Regulamentação da Profissão de Psicóloga no Brasil: Avanços e Desafios”. O I Simpósio de Psicologia Hospitalar do HEA conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), do Cesmac-Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e outros apoiadores da região.

Para Wagner de Souza Silva, coordenador do Serviço de Psicologia do HEA, o simpósio nasce da prática cotidiana e da necessidade de partilha entre quem atua no cuidado. “Nosso trabalho diário é atravessado por histórias de dor, urgências emocionais e intervenções éticas que exigem sensibilidade, acolhimento e escuta qualificada. Este simpósio nasce da necessidade de refletir sobre a atuação da psicologia hospitalar, possibilitando o desdobramento de novas ferramentas voltadas para o compromisso ético”, ressaltou.