Morre aos 98 anos o coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas

Por Redação 11/07/2025 10h10
Por Redação 11/07/2025 10h10
Morre aos 98 anos o coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas
Coronel Amaral - Foto: Divulgação

O coronel da reserva José de Azevedo Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, faleceu nesta sexta-feira, 11, aos 98 anos. Natural de Palmeira dos Índios, ele foi uma das figuras mais respeitadas da segurança pública e do setor agropecuário no estado.

A causa da morte não foi divulgada pela família, que também ainda não confirmou o horário e o local do velório e sepultamento.

Com uma trajetória marcada por décadas de serviço à vida pública e às Forças Armadas, o coronel Amaral ficou conhecido pela firme atuação no combate à criminalidade enquanto esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL). Após se aposentar, dedicou-se à agropecuária no Sertão alagoano, sendo um dos fundadores da tradicional Ilpisa – atualmente Valedourado –, empresa referência no desenvolvimento agropecuário do semiárido.

Nascido em 28 de março de 1927, Amaral foi um pioneiro na implantação de práticas modernas de produção rural em regiões de clima adverso, conquistando respeito entre produtores, empresários e líderes políticos. Ao longo dos anos, tornou-se um conselheiro influente, admirado por sua integridade, espírito conciliador e profundo amor por Alagoas.