BPA resgata sete aves silvestres que estavam em gaiolas e apreende espingarda, em Arapiraca

Por Redação 09/07/2025 10h10 - Atualizado em 09/07/2025 11h11
Por Redação 09/07/2025 10h10 Atualizado em 09/07/2025 11h11
BPA resgata sete aves silvestres que estavam em gaiolas e apreende espingarda, em Arapiraca
Aves foram resgatadas em Arapiraca - Foto: Cortesia

Uma espingarda artesanal de calibre 36 foi apreendida e sete aves silvestres que estavam em gaiolas foram resgatadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) nesta terça-feira (8), nas proximidades do povoado Taboquinha, em Arapiraca.

De acordo com o BPA, uma equipe realizava patrulhamento quando se deparou com um homem que segurava uma espingarda. "Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito abandonou a arma no local e fugiu em direção à mata. Foram realizadas buscas na região, mas o homem não foi localizado", diz o batalhão.

A espingarda foi recolhida e levada à Central de Polícia Civil de Arapiraca.

Seguindo com o trabalho de fiscalização, os militares viram diversas gaiolas no alpendre de uma residência na mesma região. O morador revelou que não tinha autorização dos órgão competentes para criar os animais.

Os pássaros resgatados foram: quatro papa-capins, dois azulões e um "Jesus-meu-Deus".

Uma das aves apresentava uma anilha de identificação, mas o homem de 46 anos não mostrou a documentação exigida e um termo circunstanciado de ocorrência foi registrado, com base na Lei de Crimes Ambientais. 

A equipe transportou os pássaros até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde receberão os cuidados necessários antes da devolução à natureza.