Festival da Escola Técnica de Artes promove espetáculos com entrada gratuita
Projeto marca a transição da SETACC para um formato ampliado, com ações de extensão, ocupação simbólica de bairro histórico de Maceió e participação dos quatro cursos da ETA

Após duas edições da Semana ETA de Conclusão de Cursos (SETACC), a Escola Técnica de Artes da Ufal dá um novo passo e transforma o evento no Festival da Escola Técnica de Artes. A partir deste ano, a Escola assume o desafio de ampliar sua presença na cidade com uma programação gratuita que ocupa o bairro histórico do Jaraguá, onde serão realizados espetáculos de teatro e dança, apresentações musicais, desfile e exposição de moda.
A proposta também inclui ações formativas, como oficinas abertas ao público, que acontecerão no prédio da ETA e no Espaço Cultural da Ufal, ambos localizados no Centro, em frente à Praça Sinimbu. “A primeira SETACC foi focada apenas nas conclusões de curso. Na segunda edição, também incluímos finalizações de disciplinas. Este ano, o evento já assume um novo formato, com outra dimensão: é um Festival”, explica a diretora da ETA, Valéria Nunes.
A decisão de transformar a SETACC em Festival foi construída coletivamente por meio da atuação da recém-criada Coordenação Artístico-Cultural da ETA (CARC), setor institucionalizado em agosto de 2024 com a eleição de seu coordenador, Alex Cerqueira, em plenária da Escola. A proposta foi apresentada à direção e ao conselho diretor da ETA, com o objetivo de ultrapassar os muros da Universidade, ampliando o alcance do evento como ação de circulação artística em diálogo direto com a sociedade.
Programação ocupa espaços históricos com entrada gratuita, de 26 a 29 (segunda a quinta-feira), a ETA realiza o Festival da Escola Técnica de Artes da Ufal, uma grande celebração da produção artística dos cursos de Dança, Música, Produção de Moda e Teatro. Com entrada gratuita, o evento ocorre em prédios históricos do bairro do Jaraguá e tem como objetivo aproximar a Universidade da comunidade, reafirmando o compromisso com a arte, a cultura, a formação técnica e a fruição pública da produção artística.
A abertura oficial do Festival acontece na segunda-feira (26), às 18h30, no Espaço Armazém, e já inicia com uma das atrações da programação: o evento “Moda & Comunicação: 10 anos”, que celebra a trajetória do projeto de extensão desenvolvido no curso de Produção de Moda da ETA.
O Festival ocupará também o Theatro Homerinho, a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo e o Beco da Rapariga, com espetáculos, recitais e encontros artísticos ao longo da semana. A programação do Festival reúne espetáculos, recitais e outras apresentações resultantes de processos formativos, trabalhos finais de curso, disciplinas e projetos de extensão.
As criações são concebidas no âmbito da Escola Técnica de Artes, com orientação de professores e envolvimento de estudantes, egressos e convidados, compondo um panorama da produção artística e pedagógica da instituição.
“Moda & Comunicação: 10 Anos” 26/5 – 18h30 | Espaço Armazém Evento comemorativo pelos 10 anos do projeto de extensão Moda e Comunicação, vinculado ao Curso Técnico em Produção de Moda da ETA. A programação inclui exposição fotográfica com imagens assinadas por Woulthamberg Rodrigues, desfiles de marcas autorais fundadas por egressos do curso e instalações artísticas que representam momentos marcantes da trajetória do projeto. Coordenação da professora Lili Menezes.
Classificação indicativa: 18 anos “Yo Soy la Desintegración” 27 e 28/5 – 19h30 | Espaço Armazém Espetáculo de dança contemporânea desenvolvido como trabalho de conclusão da turma do 4º módulo do Curso Técnico em Dança, com direção dos professores Crystian Castro e Reginaldo Oliveira.
Inspirado em Frida Kahlo e Pina Bausch, propõe uma criação coletiva visceral e subjetiva. Classificação indicativa: 14 anos “O Rinoceronte” 28 e 29/5 – 18h e 20h | Theatro Homerinho Espetáculo de Teatro apresentado em quatro sessões, desenvolvido como trabalho de conclusão da turma do 4º módulo do Curso técnico em Teatro sob direção do professor Raphael Vianna.
A obra se desdobra em diferentes leituras dramatúrgicas da peça de Eugène Ionesco. Classificação indicativa: 10 anos Grupo de Saxofones da Ufal – SAXUFAL 28/5 – 19h | Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo Concerto comemorativo pelos 10 anos do projeto, reunindo estudantes, egressos e músicos colaboradores. Coordenação do professor Kleber Dessoles.
Classificação indicativa: Livre Recital da Classe de Canto da ETA 29/5 – 19h | Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo Repertório de árias, canções artísticas e obras sacras, sob orientação da professora Claudiana Melo e acompanhamento do pianista correpetidor Franklin Muniz. Classificação indicativa: Livre Café Literário: Venha Ver o Pôr do Sol 29/5 – 16h | Beco da Rapariga, em frente ao Quintal Jaraguá Leitura e debate do conto Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles, com mediação de Lídia Ramires (UFAL) e Nilton Rezende (Uneal).
A atividade propõe reflexões sobre violência de gênero a partir da literatura. Realização da Direção da ETA e do projeto de extensão Fogueira de Lilith. Classificação indicativa: 14 anos Ações formativas As ações formativas serão feitas por meio de oficinas que compõem o eixo pedagógico do Festival, oferecendo ao público atividades práticas e reflexivas conduzidas por professores e estudantes da ETA e artistas convidados.
Moda digital acessível – desenho técnico com software livre 29/5 – 9h às 12h | Sala 169, ETA (Centro) Oficineira: Thalita Figueiredo Público: Livre | Capacidade: 12 pessoas | Pré-requisito: Levar celular Contato Improvisação 29/5 – 9h às 12h | Sala 18, ETA (Centro) Oficineiro: Reginaldo Oliveira Público: Livre | Sem pré-requisito Corpo em Jogo – Presença Cênica 29/5 – 14h às 17h | Sala 45, ETA (Centro) Oficineiro: Diogo Dionízio Público: Livre | Sem pré-requisito Celebrando a Amizade – Um Recital para Artistas em Formação 28/5 – 10h às 11h30 | Auditório do Centro Cultural da Ufal (Centro) Com orientação de Reuel Gomes e Melissa Cordeiro, a oficina une apresentação instrumental com vivência aberta ao público.
Parcerias e realização
A realização do Festival é possivel graças às parcerias com espaços que acolheram a proposta da ETA e abriram suas portas para a programação artística. A Escola Técnica de Artes agradece, em especial, ao Espaço Armazém, ao Theatro Homerinho, à Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo e ao Quintal Jaraguá, cuja colaboração tornou possível a oferta de apresentações gratuitas à comunidade.
Nesta etapa final de execução, a Coordenação Artístico-Cultural da ETA (CARC) conta com o apoio da Coordenadoria de Assuntos Culturais da Proex, que contribui com o suporte técnico por meio do empréstimo de equipamentos essenciais à sonorização e à produção dos eventos, além da atuação direta de seus produtores culturais na montagem, acompanhamento e organização do Festival.
Últimas Notícias

Padre José Adeilton, que estava desaparecido, é localizado e resgatado após acidente doméstico em Pilar

Festival da Escola Técnica de Artes promove espetáculos com entrada gratuita

Câmeras da SSP flagram momento do desabamento de galpão, que deixou quatro feridos, em Maceió; assista

Ufal volta a funcionar de forma presencial e regular a partir de segunda-feira, 26

Galpão desaba e deixa quatro feridos, sendo um em estado grave, na parte baixa de Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Espetáculo da Paixão de Cristo de Arapiraca é exibido no Cinesystem
