Brasileiro Hugo Calderano vence chinês e vai a inédita final do Mundial de tênis de mesa

Por Redação com GE 24/05/2025 16h04
Por Redação com GE 24/05/2025 16h04
Brasileiro Hugo Calderano vence chinês e vai a inédita final do Mundial de tênis de mesa
Hugo Calderano na semifinal do Mundial de tênis de mesa - Foto: World Table Tennis

Hugo Calderano segue escrevendo capítulos históricos no tênis de mesa mundial. Neste sábado, 24, o brasileiro de 28 anos protagonizou um feito inédito ao se tornar o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a se classificar para a final do Campeonato Mundial na categoria simples masculina. A conquista veio após uma vitória eletrizante sobre o chinês Liang Jingkun, número 5 do mundo, na semifinal em Doha.

Atual número 3 do ranking mundial, Calderano venceu por 4 sets a 3, com parciais de 15/13, 11/7, 8/11, 11/8, 3/11, 7/11 e 11/9, em um confronto que ficará marcado pela incrível virada no set decisivo. Depois de sair perdendo por 3 a 0 na última parcial, o brasileiro anotou 10 pontos consecutivos. Liang ainda salvou seis match points, mas Hugo fechou a partida na sétima oportunidade e garantiu lugar na final do Mundial.

Neste domingo, 25, às 9h30 (horário de Brasília), Calderano enfrentará outro chinês: Wang Chuqin, número 2 do mundo, que tem vantagem de 4 a 2 no confronto direto. No entanto, Hugo venceu o último duelo entre eles na semifinal da Copa do Mundo, há pouco mais de um mês.

Após a partida, Hugo destacou sua força mental como diferencial decisivo: “Joguei em meu melhor nível do início ao fim. Ele é muito forte, mas eu sabia que venceria. Fiz 10 pontos consecutivos e, quando ele marcou um, a mágica pareceu acabar, mas eu segui acreditando. Eu sou muito forte mentalmente”, afirmou o brasileiro.

O Mundial é disputado desde 1926 e, em quase um século, jamais um atleta fora do eixo Ásia-Europa havia alcançado a final na chave masculina de simples. O feito de Calderano é ainda mais marcante por ter vindo justamente sobre um rival que, em 2021, o eliminou após uma virada nas quartas de final.

Além de ter garantido um lugar na final do Mundial, Calderano também escreveu outro feito raro: venceu os três principais chineses do ranking em pouco mais de um mês — Lin Shidong (1º), Wang Chuqin (2º) e agora Liang Jingkun (5º). Em abril, Hugo já havia conquistado a Copa do Mundo, outro torneio de elite do tênis de mesa, tornando-se o primeiro fora da Ásia e Europa a levantar o troféu.