Brasil brilhando: Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por "O Agente Secreto"

O cinema brasileiro viveu mais um momento histórico neste sábado, 24, no Festival de Cannes, com a consagração do ator Wagner Moura como Melhor Ator por sua atuação no filme 'O Agente Secreto', dirigido por Kleber Mendonça Filho. O longa também rendeu ao cineasta pernambucano o prêmio de Melhor Direção, consolidando o Brasil como um dos grandes destaques da 78ª edição do festival.
Emocionado, Mendonça Filho subiu ao palco para receber os dois troféus e agradeceu em nome de Moura. "Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que O Agente Secreto traga muitas coisas a eles", declarou o diretor.
Desde sua estreia no festival, o filme recebeu calorosos elogios da crítica internacional. A première arrancou cerca de 15 minutos de aplausos do público, de acordo com a jornalista Jada Yuan, do Washington Post, e desde então, O Agente Secreto vem sendo apontado como um dos favoritos da edição. A obra também levou o Prêmio da Crítica neste sábado.
O jornal britânico The Guardian definiu o longa como “visual e dramaticamente soberbo”, elogiando-o como “ambicioso, complexo e elusivo”. Já o Hollywood Reporter classificou o trabalho como “magistral” e destacou a performance de Moura como um “retorno maravilhoso ao cinema brasileiro”. O site The Playlist deu nota máxima ao filme (A+), chamando-o de “obra-prima” e destacando a atuação de Moura como central para a força do longa: “Ele comanda o belíssimo drama criminal”.
Ambientado no Brasil de 1977, O Agente Secreto narra a história de um professor que deixa São Paulo rumo a Recife em busca de um recomeço. No entanto, a tentativa de escapar do passado se complica à medida que o novo cenário revela seus próprios desafios. A trama densa e o estilo cinematográfico marcante de Mendonça Filho foram apontados por críticos como elementos-chave para o sucesso do filme.
Além dos prêmios individuais, o Brasil teve destaque coletivo: este ano, o país foi homenageado como País de Honra do Festival de Cannes. A escolha, anunciada em fevereiro, celebrou a diversidade, a criatividade e o compromisso internacional da indústria audiovisual brasileira. É a primeira vez que o Brasil recebe essa honraria, que já foi concedida a Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).
A delegação brasileira em Cannes contou com 65 representantes do setor audiovisual, entre cineastas, produtores e agentes culturais. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do Marché du Film, onde também se encontrou com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati. Durante o evento, o Brasil apresentou projetos, promoveu rodadas de negócios e destacou iniciativas de coprodução internacional.
Em nota, o Ministério da Cultura celebrou a conquista: “Este prestigioso reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional”.
Últimas Notícias

Padre José Adeilton, que estava desaparecido, é localizado e resgatado após acidente doméstico em Pilar

Festival da Escola Técnica de Artes promove espetáculos com entrada gratuita

Câmeras da SSP flagram momento do desabamento de galpão, que deixou quatro feridos, em Maceió; assista

Ufal volta a funcionar de forma presencial e regular a partir de segunda-feira, 26

Galpão desaba e deixa quatro feridos, sendo um em estado grave, na parte baixa de Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Espetáculo da Paixão de Cristo de Arapiraca é exibido no Cinesystem
