'Primeira vacina contra gonorreia do mundo' será lançada na Inglaterra

Uma vacina contra gonorreia será lançada na Inglaterra como parte de um programa pioneiro no mundo, anunciaram autoridades. O imunizante é considerado um marco histórico "para a saúde sexual” e terá como objetivo combater os níveis crescentes de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os casos de gonorreia estão crescendo no mundo com alertas sobre algumas cepas resistentes a antibióticos.
De acordo com informações do 'The Guardian', a vacina já existe e é conhecida como 4CMenB, atualmente usada contra a meningite B, uma infecção bacteriana grave que pode causar meningite e sepse.
O imunizante se mostrou eficaz contra gonorreia e já está disponível no sistema de saúde da Inglaterra, onde é usada no programa de rotina infantil e administrada contra a meningite B em bebês com oito, 16 semanas e um ano de idade.
Os sintomas da gonorreia podem incluir corrimento verde ou amarelo, dor ao urinar e dor e desconforto no reto. Nas mulheres, os sintomas podem incluir dor na parte inferior do abdômen ou sangramento entre os períodos menstruais. No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas.
A vacina contém proteínas da Neisseria meningitidis, a bactéria que causa a doença meningocócica, que está intimamente relacionada geneticamente com a Neisseria gonorrhoeae, a bactéria que causa a gonorreia.
Ainda segundo o 'The Guardian', estudos do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) sugerem que a vacina 4CMenB tem entre 32,7% e 42% de eficácia contra a gonorreia e, embora a vacinação reduza o risco de infecção, ela não o eliminaria completamente. No entanto, o JCVI disse que a vacinação seria benéfica, já que acredita-se que uma infecção anterior por gonorreia ofereça pouca proteção contra infecções futuras.
O programa surge em meio a alertas de que os casos de gonorreia resistentes ao antibiótico ceftriaxona. Isso significa que a bactéria que causa a IST desenvolveu a capacidade de sobreviver e se multiplicar mesmo quando exposta ao antibiótico.
Alguns casos também são classificados como “extensivamente resistentes a medicamentos” – ou XDR – o que significa que a infecção não respondeu à ceftriaxona ou à segunda linha de tratamento.
A vacina, então, se tornou uma forte arma no combate da gonorreia e podeser o melhor tratamento contra as infecções resistentes.
Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que reajusta salários de servidores públicos

Morre aos 96 anos a atriz Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo'

Rio confirma mais duas mortes por febre do Oropouche

Americana de 22 anos tem as duas pernas decepadas durante cruzeiro nas Bahamas

Aluna morta por colega em colégio particular recebeu bilhete com ‘sentença de morte’, diz polícia
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
