Filiais de empresas alagoanas fora do estado aumentam 39%, informa Juceal

Representando a expansão dos negócios alagoanos, o número de filiais de empresas alagoanas que estão situadas fora do estado cresceu 39,73% em menos de dois anos. Em novembro de 2023, o quantitativo era de 1.193 filiais, enquanto atualmente existem 1.667 desses tipos de negócios com registro ativo. Isso é o que informa a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), entidade responsável pelo registro empresarial no estado.
De acordo com a Juceal, o crescimento não representa o número de aberturas, sendo ainda mais positivo por refletir o saldo positivo entre o quantitativo de filiais abertas e filiais fechadas.
Os estados que mais receberam expansões das empresas alagoanas por meio da instalação de filiais são Pernambuco (483), Sergipe (220), Bahia (191), São Paulo (187), Paraíba (77), Minas Gerais (70), Espírito Santo (54), Rio Grande do Norte (50), Rio de Janeiro (47), Ceará (44), Santa Catarina (44), Maranhão (33), Paraná (31), Goiás (26) e Pará (25).
O levantamento realizado pela Juceal também aponta as cidades com mais filiais alagoanas com registro ativo. São elas Recife (156), Aracaju (95), São Paulo (69), Jaboatão dos Guararapes (45), Caruaru (44), João Pessoa (42), Garanhuns (37), Salvador (34), Rio de Janeiro (29), Natal (25), Vitória (23), Fortaleza (22), Paulo Afonso (20), Cabo de Santo Agostinho (19) e Belo Horizonte (18).
Subdividindo o número total de acordo com o porte, existem 395 microempresas (MEs), 325 empresas de pequeno porte (EPPs) e 947 negócios considerados sem porte na forma de filiais espalhadas pelas outras unidades federativas do país. Microempreendedores individuais (MEIs), por exemplo, não podem ter filiais.
A filial possui andamento próprio na Junta Comercial com criação do Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) e do número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) próprios.
Por definição, ela não possui personalidade jurídica própria, sendo um estabelecimento derivado da matriz. A filial pratica atos que têm validade jurídica, faz parte do acervo patrimonial de uma única pessoa jurídica e partilha dos mesmos sócios, do contrato e da razão social da matriz, tendo como objetivo principal a expansão da própria empresa.
Para o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, os dados são reflexos de um ambiente de negócios em Alagoas de fomento e desburocratização.
“Esses números mostram que o nosso estado tem proporcionado um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios. As empresas que eram pequenas passam a crescer com essas condições que o estado tem dado na forma de incentivos fiscais e de maior infraestrutura. Então a gente fica muito feliz, pois a empresa é aberta aqui, ela nasce aqui e ganha condições de explorar outros mercados”, reflete.
Ainda de acordo com a Junta Comercial, houve crescimento do número de total de filiais registradas no banco de dados da autarquia, envolvendo filiais alagoanas, filiais alagoanas fora do estado e filiais de outros estados instaladas em Alagoas. Em novembro de 2023, o quantitativo era de 9.753, porém atualmente o número cresceu para 15.103 filiais, representando um aumento de 54,85%.
Últimas Notícias

Suspeito de matar idoso durante tentativa de assalto é preso no Sertão de Alagoas

Morre Joe Don Baker, ator de "Fibra de Valente" e filmes de James Bond, aos 89 anos

Homem é preso em Alagoas por aplicar golpes milionários com promessa de imóveis de luxo

MPF recomenda interdição de trecho turístico em Japaratinga por risco de deslizamento de falésia

Promotor de vendas é morto a tiros enquanto seguia para o trabalho em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
