Ação Penedo Contra o Sarampo alerta sobre a importância da vacinação

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo, situação revertida a partir da descoberta da vacina na década de 1960.
O uso massivo em campanhas de vacinação gerou o nível de controle do sarampo, até o surgimento recente do negacionismo. O ressurgimento da doença era só uma questão de tempo e já ocorre em países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e agora no Brasil.
O Ministério da Saúde já confirmou casos de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, sendo que a única forma de evitar a contaminação é estar imunizado.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo realizou uma ação de alerta sobre a reintrodução do sarampo no Brasil, com equipe da saúde informando a população sobre a importância da vacina tríplice viral como prevenção.
“A queda nas taxas de vacinação no Brasil tem permitido a reintrodução do sarampo em algumas regiões, por isso tivemos a ideia de levar a informação para a população e fazer o alerta sobre a importância da vacinação”, reforça a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, sobre o procedimento disponível em todos os postos de saúde de Penedo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a administração da primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade (tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda aos 15 meses (tetra viral– sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Adultos com idade até 29 anos que não tomaram a vacina quando criança seguem o mesmo esquema vacinal, ou seja, precisa tomar duas doses. Quem tem mais de 30 anos de idade e nunca foi vacinado contra sarampo precisa receber apenas uma dose.
O sarampo é uma doença cuja transmissão ocorre por meio de gotículas liberadas por pessoa doente ao tossir, espirrar, falar ou até respirar. O vírus pode permanecer ativo em superfícies e no ar por várias horas, aumentando o risco de contaminação da doença que pode ocasionar pneumonia, infecções de ouvido, inflamação no cérebro e até óbito.
Os principais sintomas do sarampo são: febre alta; manchas vermelhas na pele, que começam no rosto e atrás das orelhas e se espalham pelo corpo; tosse e coriza; olhos vermelhos e irritados; pequenas manchas brancas dentro da boca (conhecidas como manchas de Koplik) e cansaço intenso.
Últimas Notícias

Justiça de Alagoas suspende lei que criava “Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo” em Maceió

Semed Penedo e Instituto Gestar orientam professores e gestão das escolas sobre Novo Saeb

Estão abertas as inscrições para o Festival LGBTFlix, dedicado a curtas sobre a comunidade LGBT+ alagoana

Com R$ 180 mil em um mês, TCE de Alagoas desafia teto constitucional

Polícia Civil prende tio que estuprou sobrinha de 6 anos em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Protesto na antiga sede do ASA
