Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

A Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió desempenha um papel fundamental no apoio a famílias que precisam deixar suas residências, devido a riscos como deslizamentos, desabamentos, inundações ou alagamentos. Após a identificação do risco, realizada pela equipe operacional Defesa Civil Municipal, quando o imóvel é interditado, a família atendida pela Diretoria Social recebe orientações e apoios necessários.
A equipe de psicólogos e assistentes sociais faz a escuta qualificada do morador que precisa ir para um local seguro e encaminha para as políticas sociais. Um dos principais benefícios oferecidos é o auxílio-moradia, também conhecido como aluguel social.
De acordo com a Diretora Social da Defesa Civil Municipal, Sheila Ferro, o acolhimento é essencial para as famílias que precisam sair de suas casas, tendo perdas materiais ou não, por estarem fragilizadas. A atuação da equipe de psicólogos e assistentes sociais visa minimizar os impactos sociais, além de perdas materiais quando a estrutura física do imóvel é danificada.
A atuação da Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió garante a proteção e a dignidade de famílias em situações de emergência com suporte psicossocial e encaminhamentos para programas socioassistenciais como o auxílio-moradia, por exemplo.
Quem pode receber o benefício?
O auxílio-moradia é destinado a famílias com filhos residentes em Maceió, que estejam em situação de risco temporário, devido a calamidades públicas.
Para ter acesso ao benefício, é necessário:
Comprovar residência no município de Maceió;
Ter renda familiar mensal igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo por pessoa;
Estar cadastrado no Cadastro Único de Maceió ou passar por avaliação socioeconômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
Como funciona o auxílio?
O valor disponibilizado é de R$ 250,00 mensais, destinados ao pagamento de aluguel social, com duração inicial de seis meses, podendo ser renovado por igual período, conforme a necessidade.
O encaminhamento é realizado pela Defesa Civil de Maceió para o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) da Semdes, localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, 71, Centro.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
