Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

O Papa Francisco autorizou a beatificação do padre italiano Nazareno Lanciotti, assassinado aos 61 anos, em Jauru, a 463 km de Cuiabá, em fevereiro de 2001, há 24 anos. Conhecido por sua dedicação à fé e ao enfrentamento de injustiças, padre Nazareno passa agora a ser reconhecido oficialmente pela Igreja Católica como “servo de Deus”.
A autorização papal representa um importante passo no processo de canonização do religioso, muito querido pela população mato-grossense. A Prefeitura de Jauru celebrou a decisão nas redes sociais, destacando: “A comunidade jauruense celebra com fé e emoção esse importante passo rumo à sua santidade.”
Nascido em Roma, em 3 de março de 1940, padre Nazareno Lanciotti se ordenou sacerdote em 1966. Chegou ao Brasil em 1972, por meio da Operação Mato Grosso, um movimento voluntário de evangelização e assistência social. Desde então, dedicou sua vida à comunidade de Jauru, onde fundou a paróquia Nossa Senhora do Pilar (1974), além de um hospital, escola, seminário e a casa de repouso Coração Imaculado de Maria.
Além do trabalho espiritual, padre Nazareno era reconhecido por sua atuação firme contra a exploração de crianças e adolescentes, o tráfico de drogas e os conflitos por terras na região. Sua coragem o levou, inclusive, a se ajoelhar diante de homens armados para evitar mortes em disputas agrárias.
O assassinato do padre chocou a comunidade. Em fevereiro de 2001, ele foi rendido por dois homens armados em sua própria casa, onde foi baleado e morto. Desde então, fiéis começaram a pedir por sua canonização.
Em 2007, o Vaticano autorizou a investigação sobre a vida e o martírio do religioso. Dez anos depois, a Santa Sé recebeu toda a documentação. Segundo o Movimento Sacerdotal Mariano do Brasil, um dos requisitos essenciais para a beatificação foi o reconhecimento de que a morte de padre Nazareno ocorreu por ódio à fé.
Com a beatificação aprovada, padre Nazareno pode agora receber homenagens litúrgicas locais, enquanto continua o processo rumo à canonização, que exige a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
