Grupo Bagaceira desembarca em Arapiraca e abre semana com arte e atividades gratuitas

Com a bagagem cheia de histórias, afetos e uma boa dose de irreverência, o Grupo Bagaceira de Teatro chega a Arapiraca (AL) para fechar, com chave de ouro, a circulação agreste do espetáculo “INTERIOR”.
Vindos de Fortaleza (CE), os artistas aportam no agreste alagoano celebrando 25 anos de trajetória, trazendo na mala apresentações, oficinas e encontros que convidam o público a mergulhar num teatro feito de memórias, cheiros, bolos e abraços partilhados. A programação começa nesta segunda-feira (15) e se estende até o dia 16 de abril, no Teatro Hermeto Paschoal – Sesc Arapiraca. A circulação tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.
Comprometido com o acesso universal, o projeto oferece tradução em Libras em todas as apresentações e vagas afirmativas na oficina para pessoas trans e travestis. Voltada especialmente para jovens entre 15 e 29 anos, a oficina está aberta para todas as pessoas a partir de 15 anos e é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo, unindo improviso, leitura, reflexão e exercícios práticos.
“Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. A dramaturgia do espetáculo vai se misturando nas histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas”, explica a produtora e atriz Isabella Cavalcanti.
O espetáculo conta com as atrizes Tatiana Amorim e Débora Ingrid, dramaturgia de Rafael Martins, direção de Yuri Yamamoto, produção de Isabella Cavalcanti, além de Ricardo Tabosa (comunicação e contrarregragem) e Ciel Carvalho (operação de luz).
Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023, o projeto “Interior: Grupo Bagaceira - Circulação Agreste” passou por Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Garanhuns (PE), encerrando sua rota em Arapiraca entre os dias 15 e 16 de abril.
Sinopse
“Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.
Sobre o espetáculo
“Interior” é fruto de uma pesquisa de 2 anos. Nesse período, o Grupo Bagaceira percorreu 4 cidades do estado do Ceará (Beberibe, Icó, Itarema e Tauá), realizando trocas com artistas dessas localidades e mergulhando no universo cultural que viria a inspirar o espetáculo. Nessa imersão, o grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e povos indígenas. Um processo muito especial, que teve como parceiros o ator Maurice Durozier, da companhia francesa Théâtre du Soleil, e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel, que trouxeram provocações e contribuíram para a montagem da peça.
A ideia era ir além da pesquisa apenas das manifestações culturais, mas também vivenciar a tradição popular dos sujeitos dessas manifestações. Quem são as pessoas por trás dos reisados, dos caretas, das festas de padroeiros e padroeiras, dos grupos de teatro do interior? Como vivem as senhorinhas para além do papel das dramistas? Sobre o que conversam, como foi sua infância? Como seria impossível dar conta de tantas histórias lindas, colhidas durante o processo, o Bagaceira resolveu trazer para a cena as duas velhinhas. Elas, sim, dão conta de todas as histórias, possíveis e impossíveis.
Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. As pessoas sentam ao lado das personagens, comem bolo, sentem cheiros e compartilham suas histórias. Como numa confluência de dois rios, a dramaturgia do espetáculo vai se misturando às histórias de cada pessoa, numa experiência, ao mesmo tempo, íntima e coletiva. Um reencontro das pessoas com suas próprias vidas.
Uma homenagem do Grupo Bagaceira aos artistas e à cultura do interior. Um atestado de que a cultura do nordeste jamais será engolida pelo tempo e, ao contrário do que se pensa, permanece moderníssima, capaz de dialogar com o mundo inteiro.
Serviço
Espetáculo teatral “Interior”
Quando: 14 e 15 de abril (segunda e terça-feira), às 20h.
Onde: Teatro Hermeto Paschoal - Sesc Arapiraca (R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa Edwiges).
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: livre.
Oficina “O ator no processo colaborativo”
Quando: 15 e 16 de abril (terça e quarta), das 9h às 12h.
Onde: sala multi eventos do Sesc Arapiraca. R. Manoel Francisco Cazuza, s/nº - Santa
Edwiges).
Inscrição Gratuita Vagas limitadas
Classificação: A partir de 15 anos
Mais informações no Instagram: @grupobagaceira
Últimas Notícias

Influenciador arapiraquense sobe de joelhos escada da estátua do Padre Cícero com foto de Carlinhos Maia

Mãe de Ana Beatriz pode responder por infanticídio ou homicídio e ocultação de cadáver, diz Polícia

Mãe confessa que sufocou a filha Ana Beatriz com travesseiro após dias de choro; Polícia investiga participação de terceiros

Imagens mostram onde corpo da bebê Ana Beatriz foi localizado

Semana Santa: rede hoteleira alagoana registra mais de 88% de ocupação para o feriado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
