Vencedor do Oscar foi atacado e levado por soldados de Israel, diz diretor de 'No Other Land'

Por Redação com CBN 24/03/2025 18h06 - Atualizado em 24/03/2025 18h06
Por Redação com CBN 24/03/2025 18h06 Atualizado em 24/03/2025 18h06
Vencedor do Oscar foi atacado e levado por soldados de Israel, diz diretor de 'No Other Land'
Diretores de 'No Other Land' venceram Oscar de Melhor Documentário - Foto: Reprodução

De acordo com os diretores do documentário 'No Other Land', vencedor do Oscar deste ano, o co-diretor da produção, o palestino Hamdan Ballal, foi atacado e levado por soldados israelenses e está desaparecido.

O jornalista israelense Yuval Abraham, que cobre o conflito entre Israel e Palestina, e também é um dos diretores do filme, fez uma publicação nas redes sociais afirmando que o colega foi linchado e que sua ambulância foi invadida.

'Um grupo de colonos israelenses lincharam Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme 'No Other Land'. Eles bateram nele e o deixaram com lesões na cabeça e no estomago, com sangramento. Os soldados ainda invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Não há sinais dele desde então.'

O documentário mostra a destruição na comunidade de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia ocupada por Israel e a aliança que se desenvolve entre o ativista palestino Basel Andra e o jornalista israelense Yuval Abraham. A área abriga um conjunto de aldeias palestinas que sofrem pressão das forças israelenses para deixar o local.

No discurso de vitória do Oscar, os diretores do filme pediram "fim da injustiça".

"Apelamos ao mundo para que tome medidas sérias para pôr fim à injustiça e à limpeza étnica do povo palestino."