Biota faz soltura de Tartaruga-cabeçuda em Guaxuma nesta quarta-feira, 19

Por Redação com Biota 18/03/2025 18h06
Por Redação com Biota 18/03/2025 18h06
Biota faz soltura de Tartaruga-cabeçuda em Guaxuma nesta quarta-feira, 19
Biota faz soltura de Tartaruga-cabeçuda em Guaxuma - Foto: Ascom Biota

O Instituto Biota de Conservação irá fazer a soltura de mais uma tartaruga nas praias alagoanas. Dessa vez, se trata de uma Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que vai voltar para o seu habitat natural, nesta quarta-feira (19/03), na praia de Guaxuma, em frente ao posto dos Bombeiros, a partir das 16h.

A tartaruga-cabeçuda que será solta foi resgatada pelo Biota no dia 09 de dezembro do ano passado, quando o órgão recebeu a informação sobre uma tartaruga com dificuldade de natação na praia de Japaratinga, litoral norte alagoano. Moradores fizeram a retirada do animal com uso de uma jangada e a equipe do instituto fez o resgate já na praia. A tartaruga foi transferida para o CRAS-Biota, onde passou por tratamento com apoio de exames do CETAS/IBAMA-IMA.

Após mais de três meses de tratamento, o animal já se encontra apto a soltura. Ele receberá anilhas fornecidas pelo Centro TAMAR/ICMBio para o monitoramento pós-soltura.