Corregedoria inicia inspeções ordinárias no 1º grau de jurisdição

Por Niel Rodrigues – Ascom CGJ/AL 13/03/2025 08h08
Por Niel Rodrigues – Ascom CGJ/AL 13/03/2025 08h08
Corregedoria inicia inspeções ordinárias no 1º grau de jurisdição
Corregedoria inicia inspeções ordinárias no 1º grau de jurisdição - Foto: Assessoria

Na quarta-feira (12/03), a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) realizou uma inspeção em quatro varas cíveis do Fórum da Capital. A ação teve como objetivo analisar os procedimentos judiciais e administrativos, além de orientar juízes e servidores sobre os normativos vigentes e a utilização dos painéis de indicadores.

Coordenadas pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor, e pelos juízes auxiliares Geneir Marques e Kleber Borba, as visitas realizadas nas 1ª, 11ª, 12ª, e 13ª Varas Cíveis da Capital marcaram o início do cronograma das inspeções que abrangerá todas as comarcas de Alagoas, totalizando 154 unidades judiciárias até 21 de maio de 2026.

“O nosso objetivo é obter uma visão precisa da realidade da Justiça de 1º grau, além de dialogar com juízes e servidores para compreender as especificidades de cada comarca. A partir disso, buscaremos as melhores soluções para tornar o trabalho mais ágil e eficiente, sempre respeitando as particularidades de cada unidade judiciária”, afirmou o desembargador Celyrio Adamastor.

A juíza Marcli Guimarães de Aguiar, titular da 1ª Vara Cível da Capital, destacou a importância das inspeções para o aprimoramento das unidades judiciárias.

“O corregedor Celyrio não vai punir, mas orientar e mostrar os melhores caminhos para que a gente consiga bons êxitos. Nesse sentido, ele tem se empenhado muito em colaborar com todas as unidades judiciárias; inclusive, já solicitei o apoio da Equipe Interagir, que vai apoiar nossa unidade”, comentou a juíza.

A 11ª Vara Cível da Capital, sob a jurisdição do juiz Sérgio Wanderley Persiano, também recebeu apoio da Equipe Interagir, grupo de trabalho da Corregedoria que auxilia juízes e servidores e dinamiza as atividades nas unidades.

“É uma excelente atitude do corregedor e sua equipe em ter vindo aqui para observar como nós trabalhamos e trazer sugestões e orientações à nossa equipe sobre a melhor maneira de se trabalhar para obtermos bons resultados. Com a Equipe Interagir, nós conseguimos resultados excepcionais e estamos evoluindo muito bem”, disse.

Conforme a Portaria CGJAL nº 222/2025, durante o período das inspeções, também há atendimento específico aos advogados, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a outros interessados que solicitarem. O cronograma completo das inspeções pode ser acessado clicando aqui.

As inspeções ordinárias não prejudicam o funcionamento das unidades judiciárias, que podem manter o atendimento aos jurisdicionados de maneira regular e contínua. As atividades contam com o apoio imprescindível dos servidores da Divisão de Inspeção e Correição (DIC), coordenados pela servidora Rossane Teixeira.

No dia 19 de março, as inspeções serão realizadas no 10º Juizado Especial Cível da Capital, na 25ª Vara Cível da Capital/Família e no Juizado Especial Cível e Criminal de Acidente de Trânsito da Capital.