Universitários conhecem serviços da Polícia Científica no atendimento a mulheres vítimas de violência

A perita geral, Rosana Coutinho, ministrou nesta terça-feira (11) uma palestra para universitários do curso de direito do Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) abordando a atuação da Polícia Científica de Alagoas em casos de violência contra a mulher. O seminário, realizado no auditório da instituição de ensino, fez parte de uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Rosana enfatizou o trabalho desenvolvido pelos policiais científicos no atendimento a mulheres vítimas de violência física e sexual. Ela apresentou a estrutura dos Institutos de Criminalística e dos Institutos Médicos Legais de Maceió e Arapiraca, além dos postos avançados de atendimento no Hospital da Mulher e na Unidade de Emergência do Agreste.
“Hoje, a Polícia Científica conta com uma estrutura moderna e profissionais altamente capacitados para realizar uma série de exames, como a coleta de material genético para identificar tanto a vítima quanto o agressor. Também integramos a RAV, que, por meio da Área Lilás do Hospital da Mulher, oferece um atendimento especializado para mulheres vítimas de violência, proporcionando um ponto de apoio fundamental, onde elas recebem acompanhamento multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais e peritos medico-legistas”, afirmou a perita geral.
O evento, organizado pela professora e advogada Livya Sales, é resultado do esforço do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Vitimologia. A coordenadora do curso de direito da UMJ, Adilza Rita Gomes Gonçalves, também estava presente no seminário, que contou com a participação de acadêmicos de vários períodos do curso.
Livya Sales explicou que ações como essa buscam criar um espaço de debate e escuta para todos os participantes, permitindo que cada uma das convidadas compartilhe suas experiências com os universitários.
“Fiz uma discussão multidisciplinar, trazendo história, sociologia, psicologia e a perícia, por exemplo, para que os alunos possam entender melhor como surge e como se expressa o elemento gênero”, disse a professora.
Em alusão ao Mês da Mulher, comemorado em março, a Perita Geral Rosana Coutinho está participando de uma série de eventos voltados a essa importante temática. Ela ressaltou que a educação, ao promover o conhecimento e a conscientização sobre os direitos das mulheres e a violência doméstica, é uma ferramenta essencial no processo de prevenção e combate a esse tipo de crime, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Últimas Notícias

Lucas Guimarães expõe cachê inusitado da sogra na TV

Caminhoneiro é assaltado e agredido após emboscada com BR-101 bloqueada, em Porto Real do Colégio

Rombo de R$ 6 milhões motivou rompimento entre Emicida e Fióti

Dino suspende repasse de “emendas Pix” para universidades em 8 estados, incluindo Alagoas

Suspeito de estuprar criança de 12 anos é preso no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Protesto na antiga sede do ASA

Reinauguração Supermercado São Luiz
