Departamento Estadual de Aviação apresenta balanço da Operação Carnaval

Por Redação com Agência Alagoas 07/03/2025 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 07/03/2025 18h06
Departamento Estadual de Aviação apresenta balanço da Operação Carnaval
DEA garantiu atendimento rápido a vítimas de acidentes e afogamentos, além de auxiliar no patrulhamento aéreo - Foto: Ascom DEA

O Departamento Estadual de Aviação (DEA) concluiu a Operação Carnaval nessa quarta-feira (5), após seis dias de atuação no suporte às ações de segurança pública, emergências médicas e resgates aeromédicos em Alagoas. Com o emprego dos helicópteros Falcão 02, Falcão 05, e do avião Bombeiro 02, o DEA garantiu atendimento rápido a vítimas de acidentes e afogamentos, além de auxiliar no patrulhamento aéreo dos principais polos carnavalescos do estado.



Toda a operação ocorreu em parceria com o Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, foram registradas 17 operações, incluindo resgates aeromédicos, transportes inter-hospitalares e apoio a emergências.



Entre as ocorrências, a maioria esteve relacionada a casos traumáticos, afogamentos e atendimentos neonatais e pediátricos, reforçando a importância da resposta rápida em situações críticas.



A aeronave Falcão 05 foi a mais utilizada, realizando a maior parte das missões, enquanto a Falcão 02 foi acionada para operações específicas, como resgate de vítimas de afogamento e colisões. O avião Bombeiro 02 realizou duas operações, uma delas para o Programa Bate Coração.



"A Operação Carnaval demonstrou a importância da integração entre as forças de segurança e emergência. O emprego das aeronaves possibilitou o resgate de vítimas em situações críticas, reforçando nosso compromisso com a segurança da população. Seguiremos aprimorando nossas operações para salvar vidas e apoiar as ações estratégicas do Estado", disse o coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA.

A análise dos atendimentos mostra um alto índice de ocorrências envolvendo vítimas masculinas, além de um significativo número de acionamentos para transporte inter-hospitalar. Os municípios de Maceió, Porto Calvo e São Miguel dos Campos estiveram entre os locais com maior demanda por transporte aeromédico. Além disso, três missões foram canceladas antes da decolagem.



Balanço das ocorrências



A operação teve início na sexta-feira (28), com o patrulhamento preventivo entre os polos carnavalescos mais movimentados, abrangendo Barra de Santo Antônio, Maceió e Coruripe. No sábado (1), o DEA foi acionado para um acidente com uma caçamba que tombou próximo à Usina Utinga Leão.



O motorista foi conduzido por uma ambulância terrestre, enquanto a equipe do Falcão 05 transportou o passageiro, que apresentava ferimentos mais graves.



Já na segunda-feira (3), os helicópteros Falcão 02 e Falcão 05 atuaram em um grave acidente, na AL-105, em Matriz de Camaragibe. Um caminhão colidiu com um trio elétrico, deixando três pessoas presas às ferragens.

Na terça-feira (4), o DEA foi acionado para o socorro a uma vítima de afogamento na praia de Jacarecica, em Maceió. A aeronave Falcão 02 prestou suporte à ocorrência, garantindo o rápido atendimento da equipe de resgate.



Após os primeiros socorros na areia, a vítima foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE) por meio de uma ambulância do Samu. No final da manhã da quarta-feira (5), o helicóptero Falcão 05 foi acionado para apoio no resgate de três vítimas, sendo uma delas presa às ferragens, após acidente entre dois carros na AL-101 Sul, na região de Lagoa Azeda.





Equipes do DEA e do Samu realizaram a remoção da vítima, que foi entregue à guarnição do Falcão 05 para transporte aéreo até uma unidade de emergência. Outras duas vítimas receberam atendimento no local e foram encaminhadas por ambulâncias do Samu.