PIX por aproximação começa hoje mas usuários de Iphone ficam de fora; veja como vai funcionar

Por Redação 28/02/2025 09h09
Por Redação 28/02/2025 09h09
PIX por aproximação começa hoje mas usuários de Iphone ficam de fora; veja como vai funcionar
Pix - Foto: Assessoria

O Banco Central liberou o uso do PIX por aproximação a partir desta sexta-feira, 28. A nova funcionalidade permite que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular da máquina de cartão, sem necessidade de QR Code ou senha. No entanto, a novidade está disponível somente para dispositivos Android no momento, deixando os usuários de iPhone de fora.

Com a tecnologia NFC (Near Field Communication), o cliente pode pagar compras de forma rápida e segura. Basta selecionar a opção PIX por aproximação no aplicativo do banco e encostar o celular na máquina de pagamento.

Para ativar o PIX em carteiras digitais, como o Google Pay, é necessário vincular a conta bancária ao aplicativo, semelhante ao que já ocorre com cartões de crédito.

O limite padrão por transação será de R$ 500, mas o cliente poderá ajustar esse valor dentro do aplicativo bancário. A autenticação dos pagamentos será feita via biometria, reconhecimento facial, senha ou chave de segurança, aumentando a proteção contra fraudes.

Usuários de iPhone estão de fora

Diferente do Google Pay, que já obteve autorização do Banco Central, a Apple Pay e a Samsung Pay ainda não estão registradas como iniciadores de pagamento. Isso significa que, neste primeiro momento, a funcionalidade não estará disponível para iPhones e dispositivos Samsung. No futuro, a previsão é que novas carteiras digitais sejam habilitadas para intermediar essa nova forma de pagamento.