Chile impõe emergência e toque de recolher após apagão generalizado

Uma queda geral de energia que afetou mais de 90% do Chile e duas províncias argentinas deixou milhões de pessoas sem fornecimento de luz nesta terça-feira (25/02) em meio a uma forte onda de calor que atinge os dois países. O governo chileno decretou estado de emergência e toque de recolher como medida de segurança.
Segundo a Coordenação Nacional de Eletricidade do Chile (CEN), houve uma interrupção no fornecimento de energia que atingiu o país da região de Arica, no norte, até Los Lagos, no sul, onde vivem mais de 90% dos quase 20 milhões de chilenos.
As autoridades ativaram imediatamente o Plano de Recuperação de Serviços para restaurar o consumo no menor tempo possível. Ernesto Huber, chefe da CEN, afirmou que o país ativou usinas hidrelétricas para normalizar a situação, que já começou a ser revertida em alguns municípios.
Governo investiga se houve sabotagem
As causas dessa interrupção de energia serão investigadas e analisadas de acordo com o protocolo previsto para esse tipo de contingência,
A Presidência informou que o presidente do Chile, Gabriel Boric, está no Centro de Gestão Operacional Carabineros de Chile monitorando a emergência.
De acordo com a agência de notícias EFE, a maioria dos ministros do governo também foram mobilizados, incluindo Interior, Energia, Saúde, Obras Públicas e Meio Ambiente, além do Estado-Maior Conjunto, bombeiros e a polícia investigativa.
O Ministério do Interior anunciou que uma sessão especial havia sido convocada para analisar as causas da falha, que poderiam estar relacionadas a incêndios florestais ou até mesmo a uma possível sabotagem.
Em Santiago do Chile, bancos, lojas e shopping centers fecharam e há um caos nas ruas devido à falta de energia nos semáforos e à interrupção do metrô.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
