Papa Francisco está estável, mas condições continuam críticas, diz Vaticano

Por Redação com Terra 25/02/2025 19h07
Por Redação com Terra 25/02/2025 19h07
Papa Francisco está estável, mas condições continuam críticas, diz Vaticano
Papa Francisco - Foto: Reprodução

O Papa Francisco está estável, mas as condições continuam críticas, de acordo com o novo boletim divulgado pelo Vaticano na tarde desta terça-feira, 25. Ele não teve novas crises respiratórias agudas e os parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis.

Francisco está lutando contra uma pneumonia bilateral e está internado desde o dia 14 de fevereiro. De acordo com o Vaticano, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada programada para monitoramento radiológico da doença. “O prognóstico permanece reservado”, diz o comunicado.

Na manhã de hoje, ele recebeu a Eucaristia e retomou suas atividades. No início desta semana, foi informado de que ele havia retornado ao trabalho, apesar da doença.

O que é pneumonia bilateral?

Inicialmente, o Sumo Pontífice foi hospitalizado para tratar uma bronquite. No entanto, exames apontaram que ele desenvolveu uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. A doença, então, passou a afetar os dois pulmões de Francisco, por este motivo, é chamada de “bilateral”.

“As infecções respiratórias, em geral, são consequências de infecção de vírus, bactérias ou fungos. Eventualmente pode acontecer a superposição, então inicia com um quadro viral e complica com uma infecção bacteriana ou uma infecção fúngica associada”, explica o médico pneumologista Elie Fiss da Alta Diagnósticos ao Terra.

Segundo o especialista, há vários fatores que podem ter agravado o quadro, independente do agente etiológico. Entre eles, comorbidades como diabetes ou doenças respiratórias crônicas, além da idade.