Leonardo Leal assume coordenação do curso de Administração Pública da UFAL em Arapiraca

Por Redação 19/02/2025 07h07 - Atualizado em 19/02/2025 07h07
Por Redação 19/02/2025 07h07 Atualizado em 19/02/2025 07h07
Leonardo Leal assume coordenação do curso de Administração Pública da UFAL em Arapiraca
Leonardo Leal - Foto: Cortesia

O professor Leonardo Leal foi eleito coordenador do curso de Administração Pública do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o biênio 2025/2026. Ele estará à frente da gestão ao lado do professor Basile Christopoulos, que atuará como vice-coordenador. A chapa foi eleita em 13 de fevereiro deste ano, obtendo 90,7% dos votos. Leal inicia sua gestão no momento em que se aproxima de completar uma década como docente da UFAL, em março de 2025.

De acordo com Leonardo Leal, uma das prioridades para os próximos dois anos será ampliar a integração entre professores, pesquisadores e diversas instituições públicas. O objetivo é fortalecer a gestão pública no agreste alagoano, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas na região.

Leal é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e realiza projetos nas áreas de desenvolvimento local, políticas de geração de trabalho e renda, instituições participativas e inovação democrática.

No curso de Administração Pública, leciona disciplinas de políticas públicas e ciência política, além de coordenar o Laboratório de Pesquisa e Ação em Inovação Democrática (LAPID). Nos últimos anos, tem trabalhado com pesquisas para o fortalecimento dos conselhos municipais em Arapiraca, especialmente nas áreas de Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Cultura e Direitos da Pessoa com Deficiência, contribuindo com diagnósticos, planejamento e qualificação de conselheiros.

"Uma das metas centrais da nossa gestão no curso de Administração Pública é formar lideranças inovadoras para atuar na coordenação de políticas públicas essenciais ao desenvolvimento dos municípios do agreste alagoano e da região metropolitana de Arapiraca", destacou Leal. "Nosso objetivo é preparar a próxima geração de líderes que atuarão na gestão pública, na representação política, na gestão das instituições participativas e na execução de políticas e programas governamentais", completou.

O vice-coordenador eleito, Basile Christopoulos, enfatizou a relevância dessa missão no atual contexto. "A integração da universidade com a sociedade é fundamental, especialmente em tempos de negação da ciência e do conhecimento produzido na academia. Nosso dever é demonstrar a importância da universidade na melhoria da qualidade de vida da população. Espero que minha experiência possa contribuir nesse processo", afirmou.

Basile Christopoulos

Basile integra o corpo docente do curso há um ano. Ele é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito pela UFAL. Recentemente, participou como candidato em eleições. "Tenho certeza de que eu e o professor Leonardo Leal trabalharemos para aprimorar as condições do curso e estimular o crescimento profissional e pessoal dos estudantes que escolhem a Administração Pública para sua formação", acrescentou.

O curso de Administração Pública do Campus Arapiraca da UFAL é composto por estudantes da cidade e de diversos municípios do agreste alagoano. Nesse sentido, Leal ressaltou a importância de estabelecer parcerias com gestores públicos locais, promovendo uma interlocução mais estreita entre professores, estudantes e atores governamentais.

A nova gestão pretende inaugurar um ciclo de mudanças no curso, com metas que incluem a renovação curricular, a criação de uma residência social em políticas públicas, o desenvolvimento da pós-graduação e a ampliação de projetos de extensão voltados para a gestão de políticas públicas. A proposta também prevê maior diálogo com gestores públicos, lideranças políticas, sociedade civil e movimentos sociais.

Sobre os desafios da gestão, Leal pontuou que a assistência estudantil insuficiente, a escassez de bolsas de pesquisa e extensão e a limitação no número de docentes continuam sendo desafios significativos a serem enfrentados nos próximos anos.

“Muitos alunos vêm de cidades vizinhas. Precisamos facilitar seu acesso e permanência”, explicou Leal.

O curso de Administração Pública da UFAL em Arapiraca foi criado em 2012, o curso tem uma entrada anual de 40 alunos e já formou mais de 300 bacharéis em Administração Pública. Desde o ano passado, passou a oferecer a primeira turma do mestrado profissional em Administração Pública, ampliando as oportunidades de qualificação acadêmica na região.