Google desativa alertas de terremotos no Brasil após aviso falso

O Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após o compartilhamento de um alarme falso nesta sexta-feira (14/2) para moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo.
Além de desativar o sistema, o Google se desculpou com os usuários e disse estar investigando o ocorrido.
O alerta ocorreu em dispositivos Android durante a madrugada. A notificação enviada foi um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).
Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14/2), alerta do Google para terremoto com epicentro a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral do estado paulista.
O alerta foi enviado por volta de 2h20 para celulares com sistema operacional Android e indicou as magnitudes estimadas de 4,4 e 5,5.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), uma das principais fontes de monitoramento sísmico global, também não registrou nenhum tremor na região.
Nas redes sociais, pessoas que receberam o alerta descreveram como foi a experiência. “Estou desde 2 e pouca [da manhã] sem dormir! Agora são 5h33 e perdi o sono após esse alerta aí”, escreveu um internauta.
[Recebi em] São Vicente, eu que estou do lado do mar, não durmo mais”, escreveu uma mulher que mora na cidade do litoral paulista. “Agora eu aqui nesse horário, quase 3 da manhã, com ansiedade aguardando se vai acontecer ou não o terremoto”, comentou outro usuário das redes.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
