Google desativa alertas de terremotos no Brasil após aviso falso

Por Metrópoles 14/02/2025 13h01
Por Metrópoles 14/02/2025 13h01
Google desativa alertas de terremotos no Brasil após aviso falso
Alerta - Foto: Reprodução

O Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após o compartilhamento de um alarme falso nesta sexta-feira (14/2) para moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo.

Além de desativar o sistema, o Google se desculpou com os usuários e disse estar investigando o ocorrido.

O alerta ocorreu em dispositivos Android durante a madrugada. A notificação enviada foi um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).


Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14/2), alerta do Google para terremoto com epicentro a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral do estado paulista.

O alerta foi enviado por volta de 2h20 para celulares com sistema operacional Android e indicou as magnitudes estimadas de 4,4 e 5,5.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), uma das principais fontes de monitoramento sísmico global, também não registrou nenhum tremor na região.

Nas redes sociais, pessoas que receberam o alerta descreveram como foi a experiência. “Estou desde 2 e pouca [da manhã] sem dormir! Agora são 5h33 e perdi o sono após esse alerta aí”, escreveu um internauta.

[Recebi em] São Vicente, eu que estou do lado do mar, não durmo mais”, escreveu uma mulher que mora na cidade do litoral paulista. “Agora eu aqui nesse horário, quase 3 da manhã, com ansiedade aguardando se vai acontecer ou não o terremoto”, comentou outro usuário das redes.