Enfermeira do Samu de Alagoas é convocada pela Força Nacional de Saúde para atuar em São Paulo

Por Redação, com Agência Alagoas 13/02/2025 19h07
Por Redação, com Agência Alagoas 13/02/2025 19h07
Enfermeira do Samu de Alagoas é convocada pela Força Nacional de Saúde para atuar em São Paulo
Bruna Costa está atuando na assistência a pacientes acometidos por dengue e internados UBSs e UPAs de São José do Rio Preto (SP) - Foto: Ascom Sesau

A enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, Bruna Costa, foi convocada pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) para ajudar no enfrentamento da dengue em São José do Rio Preto, em São Paulo. A profissional recebeu o convite para participar da missão na última sexta-feira (7), por meio de ligação oficial do órgão e aceitou a convocação, tendo viajado no domingo (9).

A previsão é de que ela permaneça durante pelo menos 15 dias no Estado de São Paulo, fazendo parte da equipe do Atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esta é a segunda vez que a profissional vai para uma missão da FN/SUS, desde quando se cadastrou, em 2024.

“Na primeira convocação fui até o Rio Grande do Sul, no desastre das enchentes, mas fui pelo Serviço Aeromédico. Desta vez, estou colaborando com o cuidar assistencial, junto com todos os colegas que estão atuando nessa missão, lutando para sanar a gravidade da epidemia de dengue em São José do Rio Preto, causada pelo Aedes aegypti”, enfatizou a enfermeira.

Ela destaca o orgulho em poder contribuir neste momento tão difícil para a população de São José do Rio Preto (SP). “Tenho muito orgulho em poder fazer parte desta missão e de ajudar diversas pessoas nesse momento difícil. Tenho uma frase que levo para vida: Coragem é a resistência para o medo!. E Deus é o meu principal acompanhante, só ele me basta. Seguirei e honrarei Alagoas e o Samu, onde trabalho com muito amor e dedicação. Missão dada é missão cumprida”, salientou.

A profissional trabalha no Samu desde 2019, na urgência e emergência e, também, atua no Serviço Aeromédico. Bruna Costa é formada em enfermagem pela Centro Universitário Tiradentes (Unit), turma de 2017, e possui pós-graduação nas áreas de urgência e emergência, saúde pública, cardiologia hemodinâmica e de enfermagem aeroespacial.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da convocação da profissional que integra o Samu Alagoas. Ele ressaltou que o Governo de Alagoas segue intensificando ações de combate à dengue no Estado e apoiando os profissionais que atuam na linha de frente dessa luta.

“Essa chamada reforça não apenas a gravidade da situação, mas também o nível de excelência dos profissionais da saúde de Alagoas. Nossa enfermeira leva consigo não só conhecimento técnico, mas, também, o compromisso e a garra que marcam os servidores da Saúde Alagoas. Temos muito orgulho do trabalho que ela desempenha e de sua contribuição no combate à dengue em São Paulo”, ressaltou o secretário.

Força Nacional do SUS

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas. Ele também atua em desastres ou em casos de desassistência à população, quando for esgotada a capacidade de resposta do Estado ou município que está enfrentando o problema.

Criada em 2011 pelo o decreto que dispõe sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), a FN-SUS pode ser convocada pelo ministro de Estado da Saúde. Entretanto, é necessário que seja declarada ESPIN, por solicitação do Comitê Gestor da Força Nacional do SUS, por solicitação dos entes federados e, para integrar ações humanitárias, bem como, em resposta internacional coordenada, quando solicitada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) ou Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS).