Guarda-vidas resgatam quatro crianças perdidas no litoral de Alagoas durante final de semana

Por Assessoria 03/02/2025 13h01
Por Assessoria 03/02/2025 13h01
Guarda-vidas resgatam quatro crianças perdidas no litoral de Alagoas durante final de semana
Corpo de Bombeiros - Foto: Assessoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) resgatou quatro crianças perdidas no litoral de Alagoas na tarde desse domingo (2). Ao todo, três meninas, de 6, 7 e 9 anos, e um menino, de 6 anos, foram resgatados pelos bombeiros durante um dia de intenso calor.

Uma criança de 9 anos se perdeu na Praia da Sereia, no bairro de Riacho Doce, em Maceió. Já duas crianças de 6 anos e outra de 7 anos se perderam na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Em todas as ocorrências, graças ao ágil e ostensivo trabalho das equipes do Batalhão de Bombeiro Militar de Salvamento Aquático (BBMSA), todas as crianças foram localizadas e entregues aos seus responsáveis.

Ocorrências como essas reforçam a necessidade de cuidados que pais e responsáveis devem tomar para evitar incidentes e riscos maiores às crianças, principalmente durante a alta temporada, período marcado pelas festividades e o verão. Com o aumento do número de banhistas e do fluxo de pessoas, situações como essas se tornam mais frequentes.

O CBMAL realiza diversas ações de prevenção, como a identificação de crianças nos postos de guarda-vidas por meio de pulseiras de identificação. Essas pulseiras contêm informações essenciais, como o nome da criança, o local e o contato dos responsáveis, facilitando a busca e a localização em caso de desaparecimento. Para obter a pulseira, os pais e responsáveis precisam se dirigir ao posto de guarda-vidas mais próximo e solicitá-la. Medidas como essa são fundamentais para aumentar a segurança e evitar situações de risco.

Com a supervisão adequada e seguindo as orientações de segurança, as crianças poderão se divertir com tranquilidade e aproveitar momentos inesquecíveis ao lado de amigos e familiares.

familiares.







Resgate e tecnologia



O uso de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas popularmente como drones tem se mostrado uma ferramenta eficaz na localização de crianças perdidas, como ocorreu na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A utilização da tecnologia pelo CBMAL, aliada ao trabalho dos guarda-vidas, demonstra o importante papel da integração entre inovação e a atuação dos bombeiros para proporcionar mais agilidade e segurança a banhistas e turistas que frequentam as praias alagoanas.



Os drones utilizados pela corporação são equipados com avançados recursos, como câmeras térmicas, alto-falantes, lanternas táticas e outros dispositivos que potencializam as operações de busca e salvamento, vistorias e monitoramento. Essas ferramentas permitem uma atuação precisa em diferentes condições, possibilitando respostas mais ágeis e eficientes em situações de emergência. Dessa forma, ampliam a capacidade de ação da corporação e contribuem significativamente para a segurança não apenas dos alagoanos, mas também dos visitantes que frequentam as praias do estado.







Operação Verão 2025



Para garantir a segurança durante a alta temporada, o CBMAL lançou a Operação Verão 2025, que ocorre de 1º de dezembro a 5 de março. Durante esse período, haverá reforço no efetivo, viaturas e equipamentos, além da ampliação de postos de guarda-vidas tanto na capital quanto no interior. As ações buscam intensificar a prevenção e oferecer maior agilidade nos resgates, respondendo ao aumento no fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outros locais do estado.



A expansão e reestruturação dos postos de guarda-vidas, incluídas no planejamento do CBMAL, são cruciais diante do aumento de incidentes em períodos de altas temperaturas e baixa umidade. Essas condições não só favorecem incêndios que ameaçam ecossistemas e recursos naturais, como também elevam o risco de acidentes envolvendo banhistas.



O planejamento da operação visa garantir respostas rápidas e eficazes, assegurando a proteção de comunidades vulneráveis, a preservação do meio ambiente e a segurança dos visitantes e moradores. Essas ações reforçam o compromisso do CBMAL em proteger a população alagoana e preservar o patrimônio natural do estado.