Alagoano Série A/2025 tem regulamento definido em arbitral
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) e os clubes participantes do Campeonato Alagoano 2025 definiram, nesta sexta-feira (22), o regulamento da competição. O Conselho Arbitral ocorreu no auditório da OAB, em Arapiraca, e contou com representantes das oito equipes: CRB, ASA, CSA, CSE, Coruripe, Murici, Penedense e Igaci.
Conforme o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o torneio será realizado entre 12 de janeiro e 16 de março de 2025.
Regulamento
A competição será disputada em formato enxuto e dinâmico:
Primeira Fase:– Na Primeira Fase, os Clubes jogam entre si em sistema de ida, perfazendo um total de 7 (sete) jogos para cada. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, enquanto o último será rebaixado para a Segunda Divisão.
Semifinais: As semifinais terão jogos de ida e volta, com cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). As equipes de melhor campanha na fase classificatória terão a vantagem de decidir em casa.
Final: A decisão também será em dois jogos. O mando do jogo de volta será do time com melhor desempenho ao longo de toda a competição.
Vagas em disputa
Além do título estadual, as equipes brigam por vagas em competições nacionais e regionais:
O campeão terá lugar garantido na Copa do Brasil e na fase de grupos da Copa do Nordeste 2026.
O vice-campeão também assegura participação na Copa do Brasil.
O formato e o calendário foram projetados para aumentar a competitividade e otimizar a preparação dos clubes para as demais competições de 2025.