Primeira mulher transplantada de rim no Hospital do Coração Alagoano recebe alta médica

Por Redação, com Agência Alagoas 23/10/2024 20h08
Por Redação, com Agência Alagoas 23/10/2024 20h08
Primeira mulher transplantada de rim no Hospital do Coração Alagoano recebe alta médica
Primeira mulher transplantada de rim no Hospital do Coração Alagoano recebe alta médica - Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

Felicidade e emoção marcaram a alta médica da primeira mulher que realizou um transplante de rim na rede estadual de saúde. Maria do Socorro Vieira da Silva, de 39 anos, foi liberada pela equipe médica nesta quarta-feira (23), após fazer o procedimento no último dia 17 de outubro, no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A paciente, mãe de dois filhos, tem doença renal crônica. Ela fazia hemodiálise três vezes por semana, há quase três anos, e aguardava ansiosamente por um transplante renal.

Natural de Viçosa, Maria do Socorro mora em Maceió e demonstrou alegria e emoção ao receber alta, e agradeceu a família que autorizou a doação do órgão.

“Meu coração está cheio de felicidade e gratidão. Graças a Deus deu tudo certo. Quero agradecer a família do doador, que me permitiu essa nova oportunidade de seguir vivendo ao lado da minha família. Também sou grata a toda a equipe dos médicos que me cuidaram como se fosse da família. Fui tratada como uma princesa”, brincou Maria do Socorro.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o compromisso do Governo Paulo Dantas em assegurar, para os alagoanos, transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nos enche de alegria ver os primeiros transplantados recebendo alta, após um pós-operatório com uma ótima resposta. Vamos seguir investindo para ampliarmos, ainda mais, os serviços. Nosso objetivo é cuidar dos que mais precisa, conforme sempre nos reforça o governador Paulo Dantas”, disse o gestor da Sesau.

A médica nefrologista do Hospital do Coração Alagoano, Nathalia Monteiro, explicou que a paciente vai seguir sendo acompanhada pela equipe da unidade. “Esse foi o nosso terceiro transplante renal que fizemos e, em menos de uma semana, ela já recebeu alta. A resposta dela foi muito boa e vamos fazer o acompanhamento dela a partir de agora para que possamos manter o tratamento da doença renal crônica que ela possui”, contou a especialista.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, destacou o empenho da equipe multidisciplinar que realizou o procedimento. “O momento da alta hospitalar nos enche de alegria e quero parabenizar a todos os profissionais que participaram desse procedimento, que foi um sucesso. Também é importante ressaltarmos o compromisso do governo Paulo Dantas, por meio do nosso secretário Gustavo Pontes, em assegurar a realização de procedimentos de alta complexidade pelo SUS", frisou.