Empresário, provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira Costa morre em Recife

Por Redação com Agências 20/10/2024 11h11 - Atualizado em 20/10/2024 11h11
Por Redação com Agências 20/10/2024 11h11 Atualizado em 20/10/2024 11h11
Empresário, provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira Costa morre em Recife
Morre Alberto Ferreira Costa - Foto: Hospital Real Português

Morreu neste domingo, 20, aos 88 anos, o empresário português Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da construtora Rio Ave, em Recife. Ele deixa a esposa, Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa, e três filhos, Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior. A causa da morte não foi divulgada, e ainda não há informações sobre velório e enterro.

Nascido em Portugal, em 1936, Alberto Ferreira da Costa veio para o Brasil na década de 1950 e fundou a Rio Ave em 1968, no setor imobiliário. A empresa foi batizada em homenagem ao Rio Ave, um dos mais importantes de sua terra natal. Sua visão inovadora contribuiu para transformar o bairro de Boa Viagem, que, na época, era uma pequena colônia de pescadores e destino de veraneio. Em 1971, ele construiu seu primeiro empreendimento, o Edifício Luzitânia, marco inicial da transformação da região.

Além de sua carreira na construção civil, Alberto Ferreira da Costa dedicou grande parte de sua vida ao Real Hospital Português, do qual se tornou sócio em 1971. Em 1992, assumiu o cargo de provedor da instituição, posição que ocupou por mais de três décadas. Em nota, o hospital ressaltou o papel crucial de Alberto no desenvolvimento da instituição: "Ele foi não apenas o coração e a alma deste hospital por mais de três décadas, mas também um exemplo de humildade, dedicação e amor ao próximo."

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra também lamentou a perda do empresário, destacando sua contribuição para o estado. "Recebi com pesar a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa, um português que adotou Pernambuco como sua casa e aqui comandou, como provedor, um dos maiores complexos hospitalares do Brasil. Seu Alberto deixa também um legado como empreendedor na construção civil, contribuindo para o desenvolvimento do Recife."

Raquel Lyra também expressou solidariedade à família do empresário: "Neste momento de despedida, minha solidariedade vai para sua esposa Maria do Carmo, seus filhos, demais familiares, amigos e toda a comunidade portuguesa, além de todos que fazem o Hospital Português e a Construtora Rio Ave."