Ex-presidente conta como "Rei do rebaixamento" atuou no Coruripe

O empresário William Rogatto, conhecido como "Rei do rebaixamento", admitiu na última terça ter manipulado jogos no futebol brasileiro desde 2009. Por videoconferência, ele prestou um longo depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas e disse, inclusive, que ganhou com rebaixamento de times no país.
Segundo William, ele recebeu aproximadamente R$ 300 milhões nesse esquema e, sem apresentar provas, citou um clube de Alagoas. O empresário disse que manipulou jogos do Coruripe em seu rebaixamento no Campeonato Alagoano de 2021.
— Infelizmente, o que me dá dinheiro é rebaixar time. Se o presidente do time não está preocupado com o time dele, eu vou estar? Eu ganho dinheiro perdendo jogo, entregando jogo. É por isso que eles me chamavam de Rei do Rebaixamento desde 2009. Eu sempre rebaixei clube, e clube grande, viu? O Coruripe, de Alagoas, e um time muito forte do Maranhão eu rebaixei. O melhor campeonato da minha vida é o Carioca. Em São Paulo, eu rebaixei alguns, também em Goiás, mas o maior alvo hoje são os clubes pequenos — disse William à CPI.
Presidente do Coruripe em 2021, Francisco Luiz explicou ao ge nesta quarta como o empresário se aproximou do clube naquele ano e disse ter agido de boa-fé.
— Estou com a minha consciência tranquila. Esse rapaz (Rogatto) chegou aqui de paraquedas, trouxe 12 jogadores, trouxe técnico, primeiro o Dedeco Recife, que não chegou a estrear, e depois o Robson Santos, que ficou aqui por três jogos. A gente sem patrocinador, sem condições de manter o clube, aceitou.
"Os jogadores que ele trouxe eram péssimos, o time era ruim mesmo", definiu Francisco Luiz.
Francisco disse ainda que Rogatto deixou o clube pouco antes da queda para a Segunda Divisão.
— Ele era um pouco complicado, chegou aqui e prometeu meio mundo de coisa, foi embora com o clube praticamente rebaixado. Pra terminar o campeonato, a gente teve que pegar aqui, de última hora, jogadores aqui mesmo da cidade. Eu não me meti com nada disso de manipulação. Sei o que fiz pelo Coruripe, trabalhando, sem dormir... Ele chegou aqui, fez um contrato, trouxe treinador, alugou pousada...
A atual diretoria do Coruripe também se manifestou nesta quarta oficialmente sobre o depoimento de William. Destacou, inclusive, que conquistou o acesso um ano depois do rebaixamento.
— Em resposta às especulações sobre uma possível manipulação de resultados que teria levado ao rebaixamento da Associação Atlética Coruripe, é fundamental esclarecer que tal rebaixamento ocorreu em 2021, sob a gestão anterior do clube (do presidente Francisco Luiz, o França). A atual diretoria, que assumiu posteriormente, não apenas se distanciou dessa controvérsia, mas também foi responsável por uma reviravolta positiva - diz a nota oficial do Coruripe, e prosseguiu:
— Sob a liderança do presidente Franciney Joaquim, o Hulk Praiano conseguiu o retorno à elite do futebol alagoano, conquistando o título da Segunda Divisão, em 2022. Essa conquista é um claro indicativo de uma mudança na direção do clube e nos resultados, evidenciando uma gestão eficaz e comprometida com o sucesso da equipe.
Federação
Procurado pela reportagem, o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, afirmou que todas as denúncias de manipulação de resultados são apuradas em Alagoas pelo Tribunal de Justiça Desportiva e, se for o caso, pelo Ministério Público.
- Primeiro, ele (William Rogatto) precisa provar o que está falando. Falar sem mostrar provas é sempre muito fácil, e o depoimento dele é muito forte, tão forte que até parece mirabolante. Sempre atuamos muito em cima disso (suspeita de manipulação de resultados), sempre temos suspeitas e enviamos para todas as autoridades competentes para que haja a devida apuração. Eu, de verdade, espero que agora ele, como réu confesso, seja devidamente processado para responder pelos crimes dele e ajude a sabermos quem são os envolvidos. Assim, vamos fazer a limpa, porque eu sou o maior interessado nisso.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
