Vídeo mostra manchas que aparentam ser de óleo sobre a Mina 18 da Braskem, em Maceió

Por Gustavo Cândido 29/09/2024 15h03 - Atualizado em 29/09/2024 17h05
Por Gustavo Cândido 29/09/2024 15h03 Atualizado em 29/09/2024 17h05
Vídeo mostra manchas que aparentam ser de óleo sobre a Mina 18 da Braskem, em Maceió
Manchas na área da Mina 18 - Foto: Reprodução/Ewerton Drone MCZ

Imagens do canal Ewerton Drone MCZ no YouTube mostram manchas que aparentam ser de óleo nas águas da Lagoa Mundaú, sobre a área da Mina 18 da Braskem, que rompeu em dezembro do ano passado. O registro em vídeo foi publicado neste domingo (29).

O Portal Já é Notícia entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), que afirma não ter recebido informações sobre a situação.

Em nota, a Defesa Civil de Maceió diz "que os equipamentos de monitoramento não registraram nenhuma movimentação anormal na região da Mina 18 e por isso não há necessidade de alerta".

O órgão também aponta que a Marinha do Brasil fez uma inspeção na área neste domingo e não observou "nenhuma solução ou corpo estranho" (confira a nota na íntegra ao final da matéria).

As manchas aparecem a partir do quarto minuto da gravação postada no canal e é possível observar que surgem ininterruptamente. Veja o vídeo abaixo:

NOTA - SUPOSTA MOVIMENTAÇÃO LAGOA MUNDAÚ

A Defesa Civil de Maceió informa que os equipamentos de monitoramento não registraram nenhuma movimentação anormal na região da Mina 18 e por isso não há necessidade de alerta. A área é monitorada ininterruptamente. A Marinha do Brasil fez, neste domingo (29), uma inspeção no local e constatou que não há nenhuma solução ou corpo estranho, apesar do vídeo que circula nas redes sociais com suposta movimentação na lagoa Mundaú.