OAB Alagoas lança Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada

Por Assessoria OAB/AL 11/09/2024 20h08
Por Assessoria OAB/AL 11/09/2024 20h08
OAB Alagoas lança Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada
OAB Alagoas lança Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada - Foto: Assessoria OAB Alagoas

Fortalecendo a iniciativa de adotar medidas públicas em prol da advocacia feminina, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) lançou, oficialmente, nesta terça-feira (10), o Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada. O evento de lançamento aconteceu na Sala do Conselho, na sede de Jacarecica, e contou com uma palestra especial da advogada e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Abracrim, Lázara Carvalho.

O Plano busca, acima de tudo, reforçar a importância do trabalho desempenhado pelas mulheres advogadas de Alagoas, encorajando a advocacia feminina e possibilitando medidas que possam potencializar a valorização dessas profissionais em todos os aspectos.

A iniciativa foi idealizada pela Comissão Estadual da Mulher Advogada, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL), a Comissão Especial da Mulher e a Ouvidoria da Mulher.

Confira aqui o Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada na íntegra


Entre algumas das diretrizes presentes no Plano, está a busca por propostas que engrandeçam a advocacia feminina no exercício profissional e em outras frentes, bem como a adoção de medidas que visem à igualdade de gênero e à proteção das mulheres advogadas. O plano também busca incentivar a participação das advogadas em cargos de gestão, estimulando a paridade de gênero.

Além disso, o projeto visa garantir que toda advogada exerça a advocacia sem sofrer assédio por parte de superiores, autoridades, servidores de órgãos públicos, clientes e público em geral. Também busca humanizar as estruturas voltadas para a advocacia feminina, considerando profissionais gestantes, com crianças de colo e idosas. A iniciativa também pretende estudar e criar meios que facilitem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, incluindo suporte psicológico por profissionais habilitados.

Ao todo, o Plano de Valorização conta com 17 diretrizes voltadas ao fortalecimento da advocacia feminina. Para a efetivação dele, o projeto pretende agregar esforços institucionais e promover, periodicamente, a realização de reuniões e audiências públicas. A iniciativa também estimulará a participação de advogadas como palestrantes em eventos realizados ou apoiados pela Seccional.

Para Cris Maya, presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/AL, essa iniciativa reflete a importância do enaltecimento da advocacia feminina em Alagoas. “Este plano é mais que uma diretriz, é o reconhecimento do papel crucial da mulher advogada para a justiça e a sociedade. A comissão da mulher advogada apoia, acolhe e incentiva as conquistas da advocacia feminina, que é um pilar fundamental para a evolução da sociedade. Estamos comprometidas a trabalhar incansavelmente para que este plano seja efetivo para a valorização da advocacia feminina em Alagoas.