PM treina policiais para atuarem no policiamento com motocicletas

O Pelotão de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arapiraca, iniciou, nesta semana, a oitava turma do Estágio de Nivelamento Operacional (ENOR). As instruções treinam policiais para atuarem na modalidade de policiamento utilizando motocicletas, implantada na Unidade no ano de 2010.
Desde então, o 3º BPM atua com o patrulhamento motociclístico diário, no município de Arapiraca e cidades circunvizinhas, como Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, Limoeiro De Anadia e Taquarana.
De acordo com o aluno do ENOR, soldado Thiago Barbosa Silva, o estágio tanto aperfeiçoa a atuação de quem já compõe o pelotão, como capacita os novos operadores.
“É uma capacitação importante sobre um trabalho bastante específico e diferenciado, que é a utilização das motocicletas no policiamento. Aprendemos sobre a pilotagem operacional ideal, mecanismos de prevenção de riscos de acidentes, bem como as técnicas para uso da arma de fogo em deslocamento, caso necessário”, frisou o soldado Barbosa Silva.
O sargento Jair Antônio é um dos instrutores do estágio, nas disciplinas de Prática com motocicletas e Técnicas e táticas de escoltas e policiamento. Para ele, a capacitação aprimora umas das modalidades de policiamento mais versáteis e de rápida resposta que existem disponíveis.
“A motocicleta pode operar em locais impossíveis para outros tipos de policiamento. A cada turma, conseguimos aumentar o número de policiais aptos a desenvolverem essa atividade. Ao longo das oito edições, já somamos mais de 200 PMs habilitados”, destacou.
A maior parte das instruções do oitavo ENOR estão sendo realizadas nas dependências do 3º Batalhão e em ambientes externos, sob a coordenação do tenente Maxsuel Santos e terão 15 dias de duração, contando com 24 policiais militares matriculados.
Origem
A modalidade de policiamento de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (Rocam) foi criada na cidade de São Paulo no ano de 1982 para apoiar as viaturas de quatro rodas e combater crimes praticados nos centros comerciais, corredores bancários e em terrenos e locais de difícil acesso, tendo como sede o 1º Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar paulista.
No estado de Alagoas, esse tipo de policiamento foi trazido no ano de 2007 com o objetivo de atuar no combate a roubos que estavam sendo praticados por criminosos em motocicletas. Para isso foi necessário preparar a tropa de forma eficaz no combate a esse tipo de crime.
Além de atuar no policiamento ostensivo, a Rocam também executa Controle de Distúrbios Civis, policiamento externo de eventos artísticos, desportivos e culturais, escoltas de protagonistas dos eventos, autoridades em geral e de torcidas de futebol.
Para trabalhar na Rocam, o policial tem que se submeter a uma série de treinamentos que envolvem desde o conhecimento do funcionamento do motor da motocicleta até manobras de maneabilidades de complexa execução. Com o passar dos treinamentos, os policiais vão adquirindo confiança para executar esse policiamento com maestria visando a própria segurança e garantindo a segurança da sociedade.
Últimas Notícias

Famílias em situação de vulnerabilidade são assistidas pela Defesa Civil

Papa Francisco autoriza beatificação do padre Nazareno Lanciotti, morto há 24 anos

Homem morre afogado na Praia da Pajuçara, em Maceió; assista

Advogado preso por agressão contra a mulher deixa hospital e retorna ao presídio; PM da Bahia nega que ele tenha sido policial

Agentes do Ronda no Bairro localizam familiares de criança que estava perdida na orla
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
