Festival de Cinema de Arapiraca se consolida como um dos maiores do Nordeste e atrai cinéfilos de todo o país
Filmes vencedores foram premiados durante cerimônia neste domingo (25)

Vida longa ao Festival de Cinema de Arapiraca! A 3ª edição eternizou a cena do audiovisual em Alagoas e consagrou o evento como um dos maiores do Nordeste.
Reviver a emoção das diversas produções deixou o público em êxtase, desde o primeiro dia de evento com as produções arapiraquenses em homenagem ao centenário da cidade, até o último filme exibido na mostra competitiva.
Mais de duas mil pessoas de todo o país e apreciadoras da sétima arte passaram pelas sessões, oficinas, masterclass e mesas de debates durante esses cinco dias.
Além dos grandes fazedores do cinema que passaram pelo evento, o festival contou com a presença do ator convidado Jesuíta Barbosa e também do homenageado da edição, o mestre Tairone Feitosa, um dos pro mais consagrados nomes das telonas no país.

Premiação
Ao todo, 31 filmes competiram em três mostras: a Navi, dedicada a produções realizadas através de cursos e oficinas formativas de audiovisual; a Mostra Nordeste, que reúne curta-metragens realizados em vários estados da região e a Mostra Brasil, que contempla alguns dos títulos mais festejados no recente circuito nacional.

Confira os premiados:
Melhor filme - Júri popular: Cavaram uma cova no meu coração (Direção de Ulisses Arthur)
Prêmio da crítica cinematográfica: Cavaram uma cova no meu coração (Direção de Ulisses Arthur)
Mostra Navi:
Melhor montagem: Combustão não espontânea
Melhor direção de arte: Combustão não espontânea
Melhor roteiro: Surpresa
Melhor som: Absorta
Melhor fotografia: Jaci
Melhor interpretação: Betty Faria em “Como não chorar sem derreter”
Melhor direção: Combustão não espontânea
Melhor filme: Jaci (Direção de Bruno Lobo La Loba)
Melhor filme - Júri Popular: Não precisa pedir desculpa (Direção de Franco Cavezale)
Mostra Nordeste
Melhor Filme - Júri oficial: Cavaram uma cova no meu coração (Direção de Ulisses Arthur)
Melhor montagem: Cavaram uma cova no meu coração
Melhor direção de arte: Solange não veio hoje
Melhor roteiro: Cavaram uma cova no meu coração
Melhor som: Dona Taquariana
Melhor fotografia: Solange não veio hoje
Melhor interpretação: Marcelo Prado por “Solange não veio hoje”
Melhor direção: Cavaram uma cova no meu coração
Mostra Brasil
Melhor filme - Júri oficial: Pássaro memória (Direção de Leonardo Martinelli)
Melhor filme - Júri popular: Samuel foi trabalhar
Melhor montagem: O nada
Melhor direção de arte: Bença
Melhor roteiro: Samuel foi trabalhar
Melhor som: Movimentos migratórios
Melhor fotografia: Castanho
Melhor interpretação: Margarida Baird em “O prazer é todo meu”
Melhor direção: Engole o choro
O troféu
O troféu, elaborado pelo artista arapiraquense Albério Carvalho, faz referência ao povo do agreste e busca na cultura fumageira que faz parte do desenvolvimento de toda região, símbolos. “O Varal que recebe as folhas em descanso antes da preparação para a cura, uma imagem em planta baixa de um pé de fumo posta no centro do varal simbolizada com o Agrestino agricultor em cobre espelhado, o cobre que enriquece o solo e o conjunto de peças que agrega diversas expressões artísticas que vão desde as Destaladeiras e seus cânticos à Painéis, Pinturas e várias representações nas produções cinematográficas. Uma pitada do tempero artístico e cultural do nosso povo e de nossa cultura”, disse ele.
Encerramento da programação
A festa de encerramento elevou ainda mais o nível do festival nos embalos da noite deste sábado (24), ao som da banda pernambucana Academia da Berlinda, da banda arapiraquense Cumbia das Antigas e do DJ Lili.
A tenda da Praça Luís Pereira Lima ficou lotada de cultura, diversão e arte de boa qualidade.
Os organizadores ressaltaram a importância do cinema de qualidade para todos. “Foi um momento muito gratificante para o cinema brasileiro. Proporcionar cinema de qualidade para todos é muito importante. Agradecemos todo o apoio e o carinho do público”, disse Wagno Godez.
O festival é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e pelo NAVI – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca, por meio da AAMA – Associação de Artistas de Massaranduba e pela Arte Camaleão, com patrocínio do SEBRAE Alagoas, produção da Filmes de Bananola e parceria com o Projeto Paradiso Multiplica, Sesc Arapiraca, Pub 13, Vinil, Clube 42 e Alagoar.
Últimas Notícias

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Ação integrada apreende adolescente com cocaína perto do Marco dos Corais

Encenação da Paixão de Cristo emociona público em Arapiraca; espetáculo também ocorre neste sábado, 19

Povo Karapotó Plaki-ô resgata tradição milenar com projeto apoiado pela Secult

Confirmada a identidade de jovem encontrada morta em canavial na AL-101 Sul
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
