Das Alagoas, Festival Carambola anuncia primeiras atrações confirmadas e abre venda de ingressos
Evento realiza sua 8a edição no dia 15 de novembro, em Maceió

Maceió (AL), 16 de agosto de 2024 - O Festival Carambola, principal evento de artes integradas do estado de Alagoas, anuncia a primeira parte da programação musical de sua 8a edição, que acontece dia 15 de novembro de 2024, em Maceió, na Adepol, a partir das 15:00.
São elas: Liniker (SP), Bandalos Chinos (Argentina), Cavalo de Pau (CE), Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife (AL), Flora (AL) e Juliana Linhares (RN) + Fernanda Guimarães (AL). O primeiro lote de ingressos já está disponível exclusivamente via Ingresse. Clientes Nubank têm desconto especial.
Venda exclusiva para clientes Nubank
Venda geral
Até o ano passado o Carambola acontecia entre os meses de março e abril, mas em 2024 será diferente: pela primeira vez o festival acontece no segundo semestre do ano, especificamente no feriado de 15 de novembro, uma sexta-feira.
“Março e abril começaram a se mostrar complexos em termos climáticos, com muita chuva e ventania. Nosso evento é externo, a céu aberto, a gente teve que repensar nisso”, completa a sócia-diretora e diretora de arte do Carambola, Didi Magalhães.
“Além disso, o segundo semestre se mostrou mais favorável para nossa pré-produção, tivemos mais tempo para criar linhas de trabalho e captar recursos”, ela explica. A 8a edição do Carambola homenageia a Mestra Irineia, Patrimônio Vivo de Alagoas, ceramista que vive na região quilombola de Muquém, no interior do estado. Todos os anos o festival traz em sua identidade visual elementos inspirados na vida e obra de grandes personalidades ou riquezas culturais alagoanas, como foi o caso do Mestre Nelson da Rabeca (in memorian), em 2023 e o povoado da Ilha do Ferro, em 2022.
“Escolhemos a Mestra Irineia movidas pelo desejo de homenagear uma mulher em vida. A obra dela já se expandiu para o mundo todo. E também temos uma escultura dela na orla de Maceió. Com o festival, nossa expectativa é que o nome e a estética das cerâmicas da Mestra se propaguem ainda mais pelo Brasil. Temos muito orgulho dela e foi uma felicidade incrível ela ter topado nosso convite. As ‘cabeças’ de Mestra Irineia vão aparecer bastante por aqui”, celebra Didi.
Com sete anos de história e sete edições já realizadas, o Festival Carambola vem colocando Alagoas no mapa da música independente brasileira a partir de sua realização anual. Calcado na diversidade, na sustentabilidade, na representatividade e no impacto social local, a programação do Festival Carambola 2024 desenvolveu uma escalação musical de relevância nacional, evocando o potencial de atração não somente de fãs de música de Alagoas, mas também de outras regiões do Brasil.
Aclamada por todo o Brasil e também fora dele, a cantora Liniker foi vencedora do Grammy 2022 na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, com “Indigo Borboleta Anil”.
O grupo argentino Bandalos Chinos estreia no Brasil no palco do Festival Carambola. Com shows lotados em espaços consagrados da Argentina, como Luna Park e Hipódromo de San Isidro, os Bandalos Chinos também têm realizado shows concorridos pela Europa e Estados Unidos.
Com cinco discos e dois EPs lançados, a discografia da banda já conquistou três Prêmios Gardel na categoria de “Melhor Álbum de Grupo Pop”, em 2019, 2021 e 2023. É a primeira atração internacional da história do Carambola e fruto de uma aprovação do festival no prêmio Ibermúsicas 2023.
O grupo de forró eletrônico Cavalo de Pau é sensação em toda região nordeste e faz parte do imaginário musical brasileiro das décadas de 90 e 00. Com quase trinta anos de estrada e mais de dez discos lançados, o público do Carambola vai ter a chance de celebrar a nostalgia que desponta de hits como “Timidez” e “Estrelinha do Céu”.
Coletivo AfroCaeté convida Chau do Pife promete ser um show de celebração de algumas das principais manifestações da cultura popular de Alagoas. O Coletivo possui 40 membros e é influenciado musicalmente pelos ritmos afro e populares do Nordeste, especificamente os alagoanos: maracatu, pagode alagoano, baianá de alagoas, bumba-meu-boi, guerreiro alagoano e os batuques das casas de axé. Chau do Pife é Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana e conhecido pelo som inconfundível de seu pife de sete furos, que ele aprendeu a tocar ainda menino, em Boca da Mata, agreste alagoano.
Flora é uma cantora, compositora e atriz de Maceió. Em 2020 ela concorreu ao prêmio APCA com seu disco de estreia, “A Emocionante Fraqueza dos Fortes”. Para o show do Carambola ela virá com uma apresentação inédita, baseada no seu segundo álbum de estúdio, “Volver”, lançado este ano e que traz onze composições autorais e uma composição de Bruno Berle e Phylipe Nunes Araújo. O álbum foi produzido por ela em parceria com Dinho Zampier e Joaquim Prado.
Juliana Linhares é uma cantora de expressão nacional. Integrante do grupo musical Pietá, ela também se movimenta solo, envolvendo-se em projetos distintos como “No Raso da Catarina”, com repertório baseado em grandes compositoras nordestinas, e shows autorais feitos em parceria com Josyara.
No festival ela traz a performance de seu disco solo de estreia, “Nordeste Ficção”, de 2021 e recebe como participação especial a cantora alagoana Fernanda Guimarães, conhecida como intérprete e produtora musical, além de ser uma das principais agitadoras culturais do carnaval maceioense com o bloco Rock Maracatu.
“Ainda temos outros nomes para revelar na programação do Carambola deste ano, mas por hora a gente já consegue mostrar para todo mundo o que nossa curadoria vem elaborando nos últimos meses”, aponta Didi.
“Nosso intuito é oferecer um leque de vozes e gêneros musicais diversos num só dia de festival, garantido boa música e muita diversão do primeiro ao último show”, ela conclui. Todas as novidades do Festival Carambola serão divulgadas via redes sociais. Nos siga em @festivalcarambola no Instagram e @festcarambola no X.
O Festival Carambola 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e Governo de Alagoas. A realização é da Carambola Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura Federal. O evento também conta com apoio do Ibermúsicas e parceria do Movimento Cidade.
Vale frisar que a Carambola Produções também vem idealizando outros projetos dentro da economia criativa alagoana, a partir de diferentes frentes de ação, tais como: o audiovisual, com a Mostra Mulheres+ no Cinema; na música e produção de eventos, com a Semana Carambola, que acontece sempre como uma programação paralela ao festival em si; e em outras linguagens artísticas com a abertura e pleno funcionamento do Carambola LAB, centro cultural localizado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, que atualmente já completa um ano e meio de existência acolhendo eventos como shows, exposições, oficinas e festas.
Informações de serviço:
Festival Carambola 2024
15 de novembro, Maceió (AL), a partir das 15:00
Ingressos disponíveis via Ingresse
Classificação etária: Livre
Últimas Notícias

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Ação integrada apreende adolescente com cocaína perto do Marco dos Corais

Encenação da Paixão de Cristo emociona público em Arapiraca; espetáculo também ocorre neste sábado, 19

Povo Karapotó Plaki-ô resgata tradição milenar com projeto apoiado pela Secult

Confirmada a identidade de jovem encontrada morta em canavial na AL-101 Sul
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
