Nove militares morrem após queda de helicóptero na Colômbia

Por redação com O Globo 29/04/2024 20h08
Por redação com O Globo 29/04/2024 20h08
Nove militares morrem após queda de helicóptero na Colômbia
Nove militares morrem após queda de helicóptero na Colômbia - Foto: Reprodução

Nove soldados morreram no norte da Colômbia em decorrência de um acidente de helicóptero quando viajavam para o departamento de Bolívar (norte), onde o Exército enfrenta o maior cartel de cocaína. As informações foram confirmadas nesta segunda-feira pelas autoridades locais.

“Lamento a morte dos nove integrantes do helicóptero do Exército que caiu no solo e que fornecia tropas ao sul de (departamento de) Bolívar em operações contra o Clã do Golfo”, disse o presidente Gustavo Petro no X, antigo Twitter .

Nem o presidente nem a instituição militar especificaram os motivos do acidente. Também não indicaram se tinha relação com o cartel de origem paramilitar, conhecido como Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), com mais de 4 mil combatentes.

O helicóptero MI-17 de fabricação russa “estava realizando (uma) missão de abastecimento” em uma área conhecida como Santa Rosa quando caiu no chão. Entre a tripulação havia um coronel e oito patentes intermediárias.

Além de traficar cocaína para a América Central e do Norte, o Clã do Golfo controla a passagem terrestre de migrantes para o Panamá através da perigosa selva do Darién Gap, o epicentro da migração irregular para os Estados Unidos.

Em fevereiro, quatro soldados colombianos morreram em um acidente de helicóptero Black Hawk a caminho de uma base aérea na fronteira com o Panamá. Nesse mesmo mês, cinco policiais morreram após a queda de outro helicóptero no departamento de Antioquia (noroeste).