Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica anuncia tumor no esôfago
O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica anunciou, nesta segunda-feira, 29, ter descoberto um tumor no esôfago durante exames de rotina. O político, que está hoje com 88 anos, não falou em câncer ou se o tumor é maligno ou benigno. Porém, afirmou que a região está "muito comprometida".
"É duplamente complexo no meu caso porque sofro há mais de 20 anos de uma doença imunológica que afeta, entre outras coisas, os rins, o que cria dificuldades óbvias para quimioterapia ou técnicas cirúrgicas", disse.
"Os médicos estão avaliando tudo isso, fazendo análises celulares, à medida que essa história continua", continuou.
O ex-presidente considerou que este é o momento em que está mais próximo da morte, mas que não vai deixar a militância enquanto ainda estiver vivo.
"Mais de uma vez o ceifador esteve me rondando. Mas ele continuou a me pastorear todos esses anos. Certamente, por razões óbvias, desta vez, parece-me que veio com a foice em punho. Veremos o que acontece", afirmou.
"Quero agradecer e também transmitir às meninas e aos meninos deste país, aos jovens, que a vida é bela e se gasta, vai embora", disse Mujica.
Ícone da esquerda, Pepe Mujica fez parte do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, na década de 1970, quando foi preso algumas vezes por suas ações de militância durante a ditadura. Presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015.
Depois, permaneceu na carreira política como senador, até 2020, quando quis deixar os cargos políticos influenciado pela pandemia de covid-19.
Presidente Lula se solidariza
Pouco depois do anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma publicação em que se solidariza ao amigo.
"Ao irmão @pepe.mujicaok, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de @janjalula, para você e Lucía", escreveu.