Mulher recebe rim de porco modificado e bomba cardíaca em cirurgia

Por CNN Brasil 24/04/2024 17h05
Por CNN Brasil 24/04/2024 17h05
Mulher recebe rim de porco modificado e bomba cardíaca em cirurgia
Mulher recebe coração de porco - Foto: Reprodução

A primeira cirurgia de transplante para combinar uma bomba cardíaca mecânica — que auxilia a bombear sangue pelo corpo — e um rim de porco editado geneticamente foi concluída na Langone Health, da Universidade de Nova York, informou o sistema de saúde nesta quarta-feira (24).

Lisa Pisano, de 54 anos, natural de Nova Jersey, nos EUA, tinha insuficiência cardíaca e doença renal em estágio terminal que exigia diálise de rotina, segundo informou a Langone Health em comunicado.
Entretanto, ela não pôde fazer um transplante padrão de coração ou rim devido a outras condições médicas crônicas que “reduziram significativamente a probabilidade de um bom resultado” e devido à falta geral de doadores de órgãos nos EUA.

“Quando essa oportunidade surgiu pela primeira vez, pensei: ‘Tenho que tentar’”, lembrou Pisano durante entrevista coletiva nesta quarta, em seu leito na unidade de terapia intensiva.

Pisano recebeu a bomba cardíaca em 4 de abril e então, em 12 de abril, participou do transplante de um rim de porco editado geneticamente junto com a glândula timo do porco.

“Tentei de tudo e esgotei todos os outros recursos. Então, quando surgiu essa oportunidade, eu disse: ‘Vou aproveitar isso’”, relatou, na esperança de “passar um tempo com meus netos e brincar com eles”.