Blogs
MPF exige ações imediatas para corrigir caos na Saúde de Barra de Santo Antônio
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o município de Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adote medidas urgentes para corrigir falhas críticas no sistema de saúde local. Entre as prioridades estão reparos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), como a troca da geladeira que armazena insulina — atualmente em estado crítico e compartilhada com alimentos —, a eliminação de mofo, climatização adequada e reorganização do estoque de medicamentos.
Além disso, o município deve apresentar um cronograma para finalizar a reforma do imóvel destinado à nova sede da CAF e implementar um sistema informatizado para controlar a entrada e saída de medicamentos, conforme orientações do Ministério da Saúde. O reabastecimento do estoque de medicamentos básicos também foi exigido, com comprovação via notas fiscais referentes a compras feitas em novembro de 2024.
A recomendação, emitida pela procuradora da República Roberta Bomfim, foi baseada em inspeções realizadas pelo MPF e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que identificaram condições precárias na CAF, incluindo medicamentos vencidos, mofo e falta de ventilação.
Outras falhas incluem a escassez de profissionais de saúde — há apenas um ginecologista para atender os 17 mil habitantes da cidade —, dificuldades na realização de exames médicos e ausência de campanhas públicas de saúde, agravando o risco de doenças como câncer, HPV, HIV e sífilis.
A Secretaria de Saúde tem 15 dias para informar ao MPF se atenderá às exigências, enviando relatórios e documentos comprobatórios.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!