Sem água há 2 meses, moradores do Povoado São José, em Lagoa da Canoa, precisam pegar água em buraco da rua
Moradores do Povoado Sìtio São José, na zona rural de Lagoa da Canoa, estão amargando mais de dois meses sem um pingo de água nas torneiras. Apesar da falta de fornecimento, as contas de água na localidade estão chegando em dia, com valores superiores a R$ 150,00.
De acordo com um denunciante, devido a falta de água na comunidade, a população, mesmo sendo idosa, está se submetendo a buscar água em uma nascente, com água insalubre, para fazer uso diário.
"A nascente é em um buraco na rua. Água não serve para beber e muitas vezes não serve sequer para lavar os pratos, mas, enquanto não a Casal não normaliza o fornecimento de água, a gente sofre fazendo uso de água insalubre", lamentou um denunciante, completando que parte dos moradores ainda chegou a comprar água mineral, mas devido ao tempo da falta de água na localidade, fazer uso constate de água mineral ficou insustentável.
Os moradores da região já haviam denunciado o caso no dia 27 de março, quando a Casal informou que enviaria uma equipe ao Povoado São José em até 24 horas, mas uma equipe da Casal apenas chegou ao local ontem, quinta-feira, 11, e mesmo assim não resolveu a situação da falta de água.
O Portal Já É Notícia entrou em contato com a Casal para saber sobre a situação da falta de água na comunidade, a empresa enviou a seguinte nota:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que está atendendo à comunidade São José, em Lagoa da Canoa, de forma emergencial com caminhões-pipa e, ao mesmo tempo, trabalha em ações estruturais para melhorar o abastecimento por meio da rede de distribuição. Para isso, iniciou a instalação de ventosas e registros ao longo da tubulação. A Casal também esclarece que a situação terá uma melhora significativa a partir deste sábado (13), quando será efetuada uma manobra na distribuição que irá contemplar a referida comunidade.
A empresa salienta ainda que os moradores devem sempre acionar o Call Center 0800 082 0195 para comunicar situações de falta de água, vazamentos na rede e outras demandas sobre o abastecimento local. No momento da ligação, é importante ter em mãos o número de matrícula que consta na fatura de água do imóvel. A ligação é gratuita e pode ser feita de 7h da manhã a 8h da noite, todos os dias.