Operação de órgãos fiscalizadores combate abate clandestino de porcos em Maceió

Por Assessoria 13/03/2024 21h09
Por Assessoria 13/03/2024 21h09
Operação de órgãos fiscalizadores combate abate clandestino de porcos em Maceió
Pocilga - Foto: Cortesia IMA

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participou, na última terça-feira (12), de mais uma operação conjunta de combate ao abate clandestino de suínos, realizada em 22 pocilgas, localizadas nos bairros Chã da Jaqueira e Clima Bom, que foram alvos de denúncias da população.

Durante a fiscalização, os proprietários das pocilgas foram notificados para retirar os animais dos locais no prazo de 30 dias. A criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida, conforme as leis Municipal Nº 5.318/2003 e Estadual Nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

“Temos recebido muitas denúncias sobre a existência de pocilgas, então demos continuidade à fiscalização também nessa área da cidade. De forma geral, os proprietários desses estabelecimentos têm respeitado as orientações repassadas, eliminando os riscos à saúde da população”, ressaltou o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.

Ainda de acordo com Airton Santos, caso não sejam cumpridas as exigências no prazo estabelecido, os animais serão recolhidos e o local interditado.

Além da Visa, participaram da ação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental (BPA) e Guarda Municipal.