Relatório do IMA aponta mais de 500 focos de queimadas em Alagoas
O último relatório semanal de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que se refere ao período de 4 a 10 de fevereiro, mostra o mapeamento de mais de 500 focos de queimadas em Alagoas. Desse total, o ranking dos municípios alagoanos aponta Coruripe, Roteiro, Penedo, Campo Alegre e Traipu como os primeiros da lista. Ou seja, os mais afetados.
Segundo o instituto, as cinco cidades concentraram 139 focos de queimadas: Coruripe (50); Roteiro (27); Penedo (26); Campo Alegre (21) e Traipu (15).
Já a quantidade de focos que afetaram as unidades de conservação totalizaram 51. Desses, trinta e cinco ocorreram na Área de Preservação Ambiental (APA) de Murici, um dos mais afetados e três ocorrências na reserva particular Serra d’Água, em Matriz do Camaragibe.
O relatório técnico detalha o ranking dos municípios com menor quantidade de focos em Alagoas: Água Branca, Cacimbinhas, Campo Grande, Capela e Flexeiras.
As áreas afetadas no estado são monitoradas pelo IMA para coibir uma prática, assim como o acompanhamento é feito também por análises que mostram os locais e os riscos, pelo monitoramento também é possível verificar as cidades onde há mais focos de incêndios.