V Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena promove formações gratuitas em Maceió
Evento conta com laboratório de imersão criativa e oficinas; inscrições serão até 15 de novembro
A realização de um Laboratório gratuito de Imersão Criativa em Audiovisual é a grande novidade da Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena deste ano. A atividade acontece entre os dias 21 a 24 deste mês, em Maceió, em local a confirmar, e será ministrado pelo diretor e roteirista cearense Déo Cardoso, autor do longa “Cabeça de Nêgo” (2021) e um dos roteiristas da série “Rota 66”. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 deste mês, através do formulário disponível nas redes sociais do Mirante Cineclube, que promove o evento pelo seu quinto ano consecutivo.
A proposta do laboratório é garantir aos participantes a compreensão conceitual e pragmática de todas as fases da produção audiovisual sob o ponto de vista de um diretor. Além deste laboratório, o evento contará com oficinas criativas de fotografia e “escrevivências”, com os fotógrafos Alícia Ferreira e Roger Silva e a coordenadora pedagógica e mestra em antropologia, Hellen Christina. Estas formações serão realizadas na
Novo Jardim Livraria e Café, no dia 25 de novembro. Os formulários para inscrição dos interessados serão disponibilizados ainda nesta semana.
Consolidando-se como um dos principais eventos audiovisuais de Alagoas, especialmente pelo seu caráter democrático que permite a difusão e o acesso a obras de pessoas negras e indígenas de todo o País, a Mostra Quilombo tem buscado expandir sua programação para além da exibição dos filmes selecionados, com a realização de formações e a promoção de seminário científico em parceria com a Ufal. A Mostra já vem, desde setembro, realizando atividades itinerantes, como debates em escolas e imersão audiovisual na comunidade indígena dos Karapotó Terra Nova, em São Sebastião.
Os filmes selecionados para a Mostra deste ano serão exibidos de forma gratuita entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara. A V Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena tem o patrocínio da Secult, através de recursos obtidos no VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas – prêmio Pedro da Rocha.