América perde em casa para o Coritiba e é rebaixado à Série B do Brasileiro

Por redação com Itatiaia 08/11/2023 21h09
Por redação com Itatiaia 08/11/2023 21h09
América perde em casa para o Coritiba e é rebaixado à Série B do Brasileiro
Técnico do América-MG - Foto: Gilson Lobo

O América é o primeiro clube desta edição do Campeonato Brasileiro rebaixado à Série B. Na noite desta quarta-feira (8), o Coelho foi goleado pelo Coritiba por 3 a 0 no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada da Série A. Bruno Gomes e Marcelino Moreno marcaram os gols do Coxa ainda no primeiro tempo, enquanto Robson aumentou na etapa final.

O resultado rebaixa matematicamente o América, que agora não tem mais condições de deixar a zona de rebaixamento. Essa é a quarta queda da equipe no Brasileirão por pontos corridos, após descensos em 2011, 2016 e 2018. O Coritiba, mesmo que em situação muito delicada, ainda segue com chances de escapar.

Como fica a tabela da Série A?

Com a vitória, o Coritiba ganha algum alívio na tabela, mas segue como vice-lanterna e muito próximo da segunda divisão. O Coxa vai a 26 pontos e fica 11 pontos distante do primeiro time fora do Z4, restando cinco jogos.

O América, por sua vez, estaciona nos 21 pontos, e com as partidas restantes, só poderia chegar a 36. Todos os times fora da zona de rebaixamento já passaram dessa pontuação, o que confirma o rebaixamento matemático do Coelho.

Próximos compromissos das equipes

No fim de semana, acontece a última rodada do Brasileirão antes de outra pausa para jogos internacionais da Data Fifa. O América entra em campo no domingo (12), quando visita o Vasco no Rio de Janeiro às 18h30 (de Brasília). O Coritiba joga no sábado (11) no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba, contra o Cruzeiro. Ambos os jogos são pela 34ª rodada.

Passada a Data Fifa, ambas as equipes voltam a campo no dia 25 de novembro, um sábado, pela 35ª rodada. O Coelho recebe o Flamengo em partida que será disputada no Parque do Sabiá, em Uberlândia; enquanto o Coxa visita o Fluminense no Rio de Janeiro.